Por Francisco Cândido
Em 08/02/2017

RUA DR. WILSON FRANCO RODRIGUES
Antiga Rua CC-14, no Conjunto Cidadão, no Bairro Laura Moreira

O médico Wilson Franco Rodrigues nasceu na comunidade da Água Fria, no Município de Uiramutã, no dia 16/09/1945. Era filho do casal Manoel Luís de Medeiros Rodrigues e Iris Franco Rodrigues. Desde a sua adolescência sonhava ser médico e, após os estudos secundários em Boa Vista (no Ginásio Euclides da Cunha – GEC) foi para Belém do Pará e em seguida para Manaus/AM, onde se formou em Medicina na Universidade Federal do Amazonas-UFAM-, no dia 10/12/1976, especializando-se em Ginecologia e Obstetrícia.

Em 1977 retornou a Boa Vista e em 1979 foi coordenador do programa materno infantil na Maternidade de Boa Vista. Depois exerceu diversos outros cargos nesta unidade de saúde: chefe da Clínica de Ginecologia e Obstetrícia (1981); Diretor-Geral da Maternidade (de 1984 a 1987), e em seguida foi secretário adjunto da Secretaria de Estado da Saúde.

Em 1996 foi eleito Presidente do Conselho Regional de Medicina/RR, para o biênio 1996 a 1998, e foi o Presidente e fundador do Sindicato dos Médicos de Roraima. Há de se registrar também que ele implantou o Programa de planejamento familiar em Roraima; fundou a Clínica Nossa Senhora de Fatima; foi Sócio Fundador da UNIMED Roraima, e ainda atendia na Clínica “Mater Dei Teutokos”.

Em 2004, o Dr. Wilson Franco recebeu em São Paulo o prêmio de “The Best Medicine Of Brazil” (O Melhor da Medicina do Brasil), e foi coordenador do SIASS no Ministério da Saúde.

Na Prefeitura Municipal de Boa Vista, trabalhou como medico ginecologista e Perito em saúde, e, na área privada foi Sócio fundador da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de Roraima. E, em novembro de 2015 foi Diretor da Federação Médica Brasileira.

Em certa ocasião, numa entrevista ao jornalista Ribamar Rocha, do Jornal Folha de Boa Vista, o Dr. Wilson disse: “O paciente está pagando uma conta muito alta para não ter um atendimento de qualidade (...) falta seriedade na gestão (dos recursos)”. “O dinheiro (que é destinado à área da Saúde) cheira a sangue, a sofrimento, a lágrimas de pessoas que muitas vezes estão indefesas”. E, conclamou: “Que não falte medicamentos naqueles momentos mais dolorosos do paciente”. E, por fim: “O médico deve exercer a sua profissão também defendendo os recursos direcionados à saúde”.

O Dr. Wilson Franco Rodrigues era casado com a senhora Dijane de Brito Rodrigues, com a qual teve os filhos: Roni, Ronaldo, Rosana, Renato Franco de Brito Rodrigues e Danielle Paula de Brito.

A família é acrescida com os netos: Ruan, Leonardo e Emilly (filhos de Roni); Rafaella e Gabriela (filhas de Ronaldo).

O Dr. Wilson Franco faleceu em Boa Vista no dia 06 de fevereiro de 2016.

A Câmara Municipal de Boa Vista, que em 24/10/2014 já havia lhe outorgado o Título “Mérito Profissional Médico”, por iniciativa do vereador e Oftalmologista Dr. Marcelo Batista, aprovou em janeiro de 2017 um Projeto de Lei denominando a antiga Rua CC-14, no Conjunto Cidadão, no Bairro Laura Moreira, com o nome: Rua Dr. Wilson Franco Rodrigues. O Projeto foi sancionado pela Prefeita Teresa Surita, como Lei nº 1.763/17, de 13/01/2017, e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, nº 4333, de 27/01/2017.

Francisco Cândido
franciscocandido@ibest.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala