Por Francisco Cândido
Em 14/12/2016

 MINHA RUA FALA  
- ARMANDO –

Boa Vista tem muitas ruas que homenageiam centenas de pessoas que contribuíram com o desenvolvimento socioeconômico deste Estado, marcando presença, quando vivas, no passado desta cidade. Todos fazem parte da História de Roraima e seus descendentes continuam no presente participando com o trabalho e dando continuidade a esta História.

São muitos nomes que denominam as nossas ruas. Dentre tantos, têm os Armandos:

1) RUA ARMANDO NOGUEIRA 

(Armando Tiago Nogueira), nos Bairros Asa Branca e Cambará. Na função de motorista e coordenador de atividades do Governo, tanto na capital, como no interior do Território Federal de Roraima, prestou seus serviços em diversos órgãos públicos, a começar pela Divisão/Departamento de Serviços Gerais-DSG (no Bairro São Pedro); Oficina do Governo (no Bairro Calungá); Palácio do Governo, Divisão de Assistência à Maternidade e à Infância – DAMI (primeira Maternidade de Boa Vista, onde hoje funciona a SEPLAN); Secretaria Estadual de Obras. E, por último, no Ministério da Agricultura (aqui em Boa Vista, na Avenida Santos Dumont), onde ele se aposentou.

Armando Nogueira nasceu na cidade de Óbidos, no Pará, no dia 13/05/1919 e faleceu no dia 13/03/1981.  Era casado com a senhora Nair Figueira Nogueira. O casal teve seis filhos: Antonio Guetis, Armando Nogueira Filho, Maria Helena, Rosa Maria, Marco Figueira, Jean Carlo, e as filhas: Nair e Rossi.

2) - RUA ARMANDO GOMES 

( “CHINA” – dono da “Casa Cruzeiro – Ferragens e Materiais de Construção”, na Rua Inácio Lopes de Magalhães – Centro). Se em outra loja não se encontrasse um produto, uma novidade qualquer, com certeza você acharia na Casa Cruzeiro. Armando Gomes nasceu em 1917 na cidade amazonense de Maués e aportou em Boa Vista em 1945, onde em 1953 casou-se com a senhora Hilda Carneiro Gomes (que era funcionária dos Correios e Telégrafos de Boa Vista). O casal teve os filhos: Armandinho (Armando Gomes Filho. Foi o continuador da administração da Casa Cruzeiro. Faleceu no dia 10/02/2007); Arnaldo (médico veterinário/Fiscal Agro-Pecuário), Hildete (Bioquímica); e a senhora Hildenire. Todos com o sobrenome Carneiro Gomes. A residência da família está situada às margens do rio Branco, onde hoje ao lado está a Orla Taumanan. Antes o local era chamado de “Porto da Intendência”, depois: “Porto do Cimento”, e agora “Orla Taumanan”.

Armando Gomes, o “seu China”, foi um dos fundadores da Associação Comercial e Industrial de Roraima e do Iate Clube de Boa Vista. Como comerciante gerou riquezas para este Estado, aliada a geração de emprego e rendas. Faleceu no dia 14 de fevereiro de 2000.

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou a Lei nº 570, publicada no Diário Oficial do Município nº 619, datado de 28/08/2001, denominando a antiga Rua XXIV (24), no Conjunto Cambará, com o nome de Rua Armando Gomes.

3) - RUA ARMANDO DE SOUZA CRUZ 

Foi Investigador de Polícia, Comissário de Polícia, Escrivão, Chefe do Serviço de Trânsito (hoje o Detran), chefe do Gabinete Fotográfico da Divisão de Segurança e Guarda; sub-Delegado de Polícia em Normandia; Delegado de Polícia na Colônia Fernando Costa (hoje o Município de Cantá), Interventor da Fazenda São Marcos, Administrador da Penitenciária Agrícola (1966), Delegado Especializado de Segurança Pública (1975), Delegado de Polícia do Interior (1979), e Delegado-Chefe de Polícia do Interior (1982), sendo este seu último cargo, quando aposentou-se no dia 24/07/1984.    

Armando de Souza Cruz casou-se no dia 08/12/1948 com a senhora Maria Teles do Nascimento (a dona Mariinha). O casal teve os filhos:  Joel Eloy Nascimento de Souza Cruz, e Rômulo Nascimento de Souza Cruz.

Em segunda núpcia Armando de Souza Cruz casou-se no dia 19/03/1963, com a senhora Maria de Nazaré Pio da Costa. Desta união nasceram os filhos: Marlon Kennedy Costa de Souza Cruz (já falecido), e Adler Marion Costa de Souza Cruz.

Armando de Souza Cruz faleceu no dia 10 de fevereiro de 2010, aos 81 anos de idade.

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou a Lei nº 1.346, datada de 20/06/2011, e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, nº 2971, de 28/06/2011, redenominando a antiga Rua “DI – S1”, no Distrito Industrial Governador Aquilino da Mota Duarte, para: Rua Armando de Souza Cruz.

Francisco Cândido
franciscocandido992@gmail.com
BBS disse: Em 20/12/2016 às 03:20:30

"O boçal Jair Messias Bolsonaro e os seus filhotes são todos uns verdadeiros parasitas do país, que sempre viveram de emprego público, assim como o prepotente ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, e tantos outros falsos moralistas. No entanto, todos esses bandidos engravatados poderiam ter o meu apoio total, se abrissem mão de seus gordos salários e trabalhassem gratuitamente como voluntários, em beneficio do Brasil. Para eles se manterem, teriam que trabalhar duro na iniciativa privada e pagarem impostos como a grande maioria do sofrido povo brasileiro. Em minha opinião, teríamos também, que extinguir as três Forcas Armadas e transformar todos os seus Quarteis, em Escolas Integrais, para os filhos dos pobres, onde o estudo seria obrigatório. Nesse caso, os futuros ex-milicos-gorilas poderiam ser transformados em professores. Garanto que em 10 anos, acabaríamos com o alto índice de criminalidade e possivelmente, poderíamos nos tornar uma potencia mundial. Posso garantir ainda, que jamais seriamos invadidos por qualquer outro país. Lembre-se que o próprio povo brasileiro poderia defender-se sem precisar ter Exércitos reacionários e parasitas. Agora se questione, para que serve esses milicos de merda, que gastam bilhões de dólares anuais, dos cofres públicos, em treinamentos inúteis? O pior, é que ao final, todos eles se aposentam muito jovens, com pensões vitalícias, sem terem contribuído o suficiente ou com quase nada aos cofres da nação. Enquanto isso, o Brasil segue com a lanterna na popa, de ladeira abaixo, sem freios, em direção ao precipício. Todavia, o mais triste de toda essa tragédia, é vermos muitos tipos de gogó-de sola, enganando pessoas boas e honestas! A melhor solução seria darmos um basta em todos esses milicos, além dos FHCs, AÉCIOs, SARNEYs, JUCÁs, DILMAs, RENANs, LOBAOs, LULA-LAUs da SILVA e em mais de 99% dos políticos profissionais. O QUE VOCÊS ACHAM DISSO? "

Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala