Por Francisco Cândido
Em 15/02/2017

 

RUA DEUZA LEITÃO
Antiga Rua “RR”, no Bairro Cidade Satélite.

Esta é uma justa homenagem a uma família empreendedora que venceu na iniciativa privada em um mercado comercial, especialmente em Boa Vista que é voltado ao setor público. O trabalho produzido por esta família no ramo de Farmácia, gera empregos diretos, contribuição de melhoria à cidade e pagamentos de impostos à municipalidade.

Hoje trazemos para você, nobre leitor desta página, um resumo histórico da trajetória de vida e comercial da senhora Maria da Silva Leitão de Souza, conhecida como: “Deuza Leitão”, que em vida foi proprietária da rede de “Drogaria Amazonas” e “Drogaria Tropical”. Ela e a sua filha Maria Vilani Souza, começaram um empreendimento que deu certo e hoje é um exemplo de conquista no meio comercial e social de Boa Vista.

Deuza Leitão nasceu no dia 31/10/1931, na cidade de “Passagem Nova”, no Município de Crateús, no Ceará. Era filha do casal Júlio de Melo Leitão e Maria do Carmo Leitão. E, em sua cidade começou a vida profissional como Professora, paralela a revenda de produtos da Avon e comércio de vendas de confecções.

Em 1984, a sua filha Maria Vilani veio para Boa Vista, onde se empregou na Cobal – Companhia Brasileira de Alimentos-, situada na Avenida capitão Júlio Bezerra.
 
Resulta que, em uma das visitas de dona Deuza Leitão à Boa Vista, a filha Vilani a convidou para ficar em definitivo. Dai formaram uma parceria comercial que deu certo. Inicialmente com a instalação da Boutique de roupas “Charme Modas”, no ano de 1987, na Rua Alferes Paulo Saldanha, no Bairro São Francisco. Depois com a primeira Drogaria na Avenida Santos Dumont, ao lado do Laboratório Lobo D’Almada, no Bairro 31 de Março.

A sociedade comercial era formada por três pessoas: Deusa Leitão, Maria Vilani e o José da Silva Costa – casado com Natália, uma das filhas da Deuza Leitão. Dona Deuza, nesta viagem à Boa Vista, trouxe os demais filhos.

No final do ano de 1987 compraram um terreno na Avenida das Flores, no Bairro Pricumã, e instalaram a Boutique e a Drogaria Amazonas. Em 1990 encerraram as atividades comerciais da Boutique (hoje, na parte de cima do prédio, funciona escritórios de advocacia dos netos), e investiram na “Drogaria Amazonas”, onde está até hoje.

Em 1992, expandiram os negócios e instalaram a “Drogaria Central”, na Avenida Getúlio Vargas. Após a formatura do filho, o farmacêutico Antônio Leitão, em 1993, estabeleceram a “Drogaria Tropical”, no Bairro Caranã.  

Anos depois, a Drogaria Tropical mudou de endereço, passando a funcionar na Avenida Princesa Isabel, próxima ao Bairro Santa Teresa, onde está até hoje e é administrada pelos irmãos Antônio e Manoel Leitão.

O esforço no trabalho empreendedor rendeu à dona Deusa Leitão, dois prêmios conferidos pela Fecomércio e outro pelo Sebrae. Em 2008, recebeu o Título de maior empreendedora do setor de Farmácia e Drogarias. Neste mesmo ano, Deuza Leitão foi convidada para participar da “Missão Panamá” formada por um grupo de empresários de Roraima que foi àquele País para tratar negócios e intercâmbio comercial.

A senhora Deuza Leitão, matriarca da família, faleceu no dia 27 de maio de 2010, aos 79 anos de idade. Ela era casada com o piauiense, da cidade de Piripiri, o senhor Antônio Manoel Joaquim de Souza, hoje com 92 anos de idade.

A Família é composta pelos filhos (as): Leitão (Francisco), Vilani, Antonio, José, Natália, Manoel, Luiz e Maria Ivoneide.

Neto(a)s: Aline, Júlio Wesley, Alison Kendrio, Fernanda, Felipe, Jefesson, Guilherme, Jonatan, Lorena, Giúlia, Mateus, Ana Beatriz, Gabriela, Cauan, Katarina, Maria Eduarda e Ana Luíza.

Bisneto(a)s: Lorenzo, Maira Júlia e Bianca.     

A Câmara Municipal de Boa Vista, reconhecendo o mérito empreendedor da senhora Deuza Leitão (Maria da Silva Leitão de Souza), aprovou um Projeto de Lei, de iniciativa do à época vereador Edilberto Veras (Legislatura 2013 – 2016), redenominando a antiga Rua “RR”, no Bairro Cidade Satélite, com novo nome: “Rua Deuza Leitão”. O projeto foi transformado na Lei nº 1.761, de 13/01/2017, sancionada pela Prefeita Teresa Surita, e publicada no Diário Oficial do Município de Boa Vista, de nº 4333, de 27 de janeiro de 2017.

Francisco Cândido
franciscocandido@ibest.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Minha Rua Fala
+ Ler mais artigos de Minha Rua Fala