Por Dani Veras
Em 22/11/2017

Hoje, o Mundo Pet tem a participação especial do Dr. Kleber, trazendo informações muito importantes sobre o câncer ósseo em cães, doença que pode levar a amputação da patinha do animal, fique atento aos sintomas. Se notar algo diferente em seu pet, não hesite em fazer uma visita ao veterinário, cuide bem do seu melhor amigo.

Conheça nosso trabalho pelo Instagram @yawaraoficial. Participe do nosso grupo no Facebook: Yawara Associação de Proteção Animal. (https://www.facebook.com/groups/yawaraoficial/).

Dani Veras
Voluntária Yawara


 Câncer ósseo em cães

Fique atento aos sinais

Por José Kleber, CRMV/RR 00.111

A ocorrência de câncer ósseo nos cães é uma realidade que muitos desconhecem, dentre eles, o osteossarcoma que é um câncer maligno, aparece em 85-98% das ocorrências, acomete em sua maioria cães com peso acima de 15 kg e afeta em maior frequência ossos dos membros torácicos como úmero, rádio e ulna, geralmente localiza-se nas extremidades desses ossos próximos as articulações.

Os sintomas mais comuns são inchaços crescentes próximos às articulações, presença de claudicação (mancar), dor na região e que não se resolve com o uso de anti-inflamatórios. O diagnóstico é realizado por meio de radiografias e biópsias. O Tratamento consiste em cirurgia radical de amputação se localizado em membros e uso de quimioterapia ou radioterapia, o prognóstico é considerado reservado se houver metástase em outros órgãos como, por exemplo, nos pulmões.

Ante e Depois

Este é o Czar, um bulldog americano que foi acometido por um câncer ósseo, passou por uma cirurgia recentemente de amputação de membro e encontra-se em ótima recuperação adaptando-se muito bem a amputação.

Narcisa não resistiu

Infelizmente, nossa querida Narcisa teve uma recaída, precisou retornar à clínica para tomar soro, e apesar de todo esforço, não resistiu. Ela foi nosso resgate mais recente, conforme publicado na edição anterior desta coluna, e desde o dia 8/11 vinha lutando para sobreviver. Foi encontrada na rua, muito desnutrida e desidratada. Assim, como muitos animais, que ainda estão pela rua, mas sem expectativa de ajuda.

Esforçamos-nos para ajudar o máximo de animais possível, mas sabemos que nosso alcance ainda é muito pequeno. Por isso, pedimos, caso não possa adotar, tente alimentar os animais famintos que vivem perto de você, não se esqueça de oferecer água também. Se possível, castre e anuncie para adoção. Todos merecem uma vida digna.

    Precisamos urgente de ração    

Estamos aflitos, nosso estoque de ração está no final. Os animais do abrigo Yawara correm o risco de ficar sem alimentação nos próximos dias. Se você puder ajudar, entre em contato conosco por meio do fone 98114-6613 (com WhatsApp), ou faça doação financeira em alguma das nossas contas bancárias.

Precisamos diariamente de recursos para manter o trabalho com os animais carentes. Os gastos variam entre alimentação, produtos de saúde, higiene, tratamento veterinário e aluguel do abrigo. Se você admira nosso trabalho, nos ajude a continuar. Doe R$ 1,00.
Banco do Brasil
Agência: 0250-X Conta Corrente: 115.175-4
Caixa Econômica
Agência: 0653 Conta Poupança: 23759-3
Favorecido: Yawara Associação de Proteção Animal

  Click Pet  

Shirley Gemaque e Zeus fazendo o passeio matinal.

 Willie Nelson curtindo um banho de igarapé, com seus pais Denison Rafael e Dayanne Maciel.

Glaycy Oliveira e Leandro Ferreira curtindo um lindo momento com o filho Enzo Gabriel e a Crystal, mascote da família.

Maria Oliveira passeando na Praça das Águas com a Meg.

Dani Veras
mundopetyawara@gmail.com
Desde: 2010-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Mundo Pet
+ Ler mais artigos de Mundo Pet