Opinião

Opiniao 12 08 2017 4571

Ser pai e ser filho – Vera Sábio*”Quem honrar seu pai terá vida longa”. “I Reis, Capítulo 3, 14″O 4º mandamento da lei de Deus nos dá esta ordem: “Honrai pai e mãe”. Todavia, a modernidade coloca uma nivelação igual entre pais e filhos, como se não houvesse mais importância o papel do pai e o papel do filho, O que é pura ilusão.

Querem-se uma sociedade justa, honesta, em ordem e progresso. Precisamos ter famílias que entendam e cumpram seus papéis, antes mesmo de colocar a responsabilidade nas escolas. Afinal, educação vem de berço.

É sábio e formador de bons pais aquele pai presente, colaborativo, honesto, trabalhador, que com seu exemplo demonstra ordem e respeito, fazendo com que os filhos cresçam neste contexto, sabendo até onde podem e não pode ir, o que podem e não podem fazer.

O pai que não carrega nos ombros a graça divina de formador de personalidades, construtor de caracteres e organizador de tarefas; aquele que não possui tempo para o trabalho e para a família, para o serviço e para o lazer, para conversar e para disciplinar, etc; não será capaz de formar cidadãos que dirão futuramente. Graças ao pai que tive sou o pai que sou.

Não devemos enxergar nos filhos as crianças que geramos, mas os homens e mulheres que conscientizamos, educamos e desenvolvemos. Pois se aprende, se cresce e se progride a cada dia. Da mesma maneira se modifica, se destorce e se piora dependendo do que lhes for ofertado como exemplos e discursos, palavras e ações etc.

Portanto, seja você mãe com responsabilidades de pai; você avô com duplicidade de pai; você padrasto com doação de pai. O que importa é ter uma família reflexa, ou seja, espelhos para o que os filhos tornarão.

Não adianta se queixar por não ter um pai ideal ou não possuir um filho sonhado. Somos todos reais e mutáveis, com falhas e virtudes, porém ninguém está sozinho e desamparado. Tendo Deus nosso pai maior, que nos ama, nos resgata e deseja sempre que tenhamos forças suficientes para superar quaisquer desafios, nos tornando bem melhores do que já fomos.Por isso, peço a você, filho, e a você, pai, que confiem no Senhor de todo o seu coração e entregue sua vida a Deus, para que Ele esteja no comando das nossas famílias e abençoe cada filho e cada pai, possibilitando com que cada família seja mais unida e mais feliz.

*Psicóloga, palestrante, servidora pública, esposa, mãe e cega CRP: 20/[email protected]

Reflexão sobre o cenário político brasileiro x eleições 2018Vânia Maria P. Viana*Todos os dias, abrimos o noticiário brasileiro, seja qual for a emissora, e nos deparamos com situações tristes de falta de respeito e responsabilidade com o dinheiro público do povo brasileiro. Infelizmente, os nossos governantes, eleitos pelo povo, defendem apenas os direitos particulares de cada um ou de seu partido, esquecem que são eleitos para defenderem o direito coletivo, e não de uma minoria particular, não pensam na sociedade, e sim na exclusivamente  no seu conforto e de aliados políticos.

A desigualdade em nosso País é uma situação preocupante, pois cortam-se do trabalhador salário, direitos, garantias, mais em momento algum é lançado e aprovado propostas para reduzir salários de governadores, ministros, juízes, senadores, deputados federais ou estaduais, vereadores, em fim, reduzir salários dos políticos e autoridades que, além de altos salários, recebem também diversos benefícios, como passagens, telefonia, aluguel de escritórios de apoio à atividade parlamentar, hospedagem, moradias, combustíveis, carros, correios, segurança, etc… E a maioria dos políticos ainda se beneficia direto ou indiretamente da prestação do serviço públicos através de empresas criadas por “laranjas”, ou seja, pessoas que são usadas para serem proprietários falsos das verdadeiras máquinas de ganhar dinheiro do povo brasileiro, as conhecidas “empresas de fachadas”.

Outro fator que chama atenção é a forma de contratações através de cargos de confiança ou comissionados, pessoas que na maioria das vezes não têm preparo algum para exercer funções públicas, de gerências ou coordenação, mas que pelo apadrinhamento político acabam sendo colocadas nessas funções, com altos salários, e não cumprem o compromisso de zelar pelo dinheiro público. Enfim, o que falta em nosso País, sem dúvida, são planejamento, pessoas preparadas, qualificadas que possam aplicar as receitas arrecadadas através de impostos que a sociedade brasileira paga todos os dias, da forma correta, justa e legal, na saúde, educação, segurança, esporte, lazer, sem a interferência da corrupção que vem acabando com os recursos públicos e privados no Brasil. Os impostos não são ruins, mas infelizmente não vemos a sua aplicação para beneficiar a sociedade brasileira, prova disso é que ele virou mercadorias para nossos governantes se manterem no poder, observado nos jornais.

Fica a reflexão. Vamos pensar em quem eleger como representantes políticos nos próximos anos. Precisamos mudar. E esse é momento do povo brasileiro, através do voto, mudar o cenário político. Vamos renovar, vamos tentar não eleger ou reeleger pessoas acusadas de corrupção em nosso País, para então o Brasil crescer e se desenvolver. É urgente e necessário tirar do poder políticos despreparados para zelar pelos direitos de todos os brasileiros.

*Administradora CRA RR Nº. 3-926

Veredas da vida – Afonso Rodrigues de Oliveira*“A vida é um triunfo sem precedentes, por ser constituída de dúvidas e redúvidas, em todos os pontos de vista sobre a vida.” (da Cultura Racional)A vida está aí para ser vivida, cara. Então por que ficar perdendo tempo com as dúvidas sobre a vida? Quando encaramos os problemas não encaramos a vida, mas os problemas. E o mais importante é encarar os problemas sem se preocupar com eles. Está parecendo confuso, mas não é. Dentro da racionalidade não se pode resolver um problema concentrando-se nele. A concentração deve ser na solução. Simples pra dedéu.

Todo o poder de que você necessita para dirigir sua vida está em você mesmo. Você não precisa sair de sua casa, procurando a felicidade. Seu encontro com a felicidade está nos seus pensamentos. Quando você pensa negativo não alcança mais do que resultados negativos. E quando você perde seu tempo com assuntos negativos seus pensamentos são dirigidos para o campo da negatividade. E quanto mais você pensa nela mais ela domina você.

Não perca seu tempo com coisas que não lhe tragam felicidade. Os desgostos e os contratempos são inevitáveis. Sua superioridade está em você não se deixar envolver com eles. Como seres humanos a única certeza que temos na vida é a morte. O que faz com que ela faça parte da vida. E se faz parte da vida não devemos nos martirizar com a presença dela. Quando entendemos isso encaramos a vida como um período da nossa evolução. E é precisamente por isso que não devemos perder tempo com o que não nos engrandeça. Pare de chorar. Olhe-se no seu espelho interior e sorria. Ninguém é superior a você, o que faz de você um ser superior. Você faz parte do povo, dentro da democracia. Logo, é o rei que pertence a você e não você a ele.

Talvez você não perceba que está devendo um bom-dia, ao dia. Se não o cumprimentou ao acordar, pela manhã, está em falta com ele. E como é que quer que ele lhe seja o melhor? Ele sabe mais do que você que sua felicidade está nos seus pensamentos. Use-os dentro da racionalidade. Você não precisa se curvar nem se benzer a quem quer que seja para poder ser feliz. Procure ser feliz a cada momento de sua vida. Comece agora. Olhe-se no seu interior e veja-se como você deseja ser. A escolha é e será sempre sua. Ninguém tem o poder de fazer você se sentir feliz ou infeliz. Você é a única pessoa no mundo com esse poder sobre você mesmo.

Agora me permita mandar um abração desse tamanhozão para a Marisa Bezerra. Marisa, parabéns pelo seu sucesso vida afora. Sempre fui um forte admirador do seu trabalho. Ele nos diz que nossa vida é resultado do que somos. Pense nisso.

*[email protected]