Por Gildo Júnior
Em 02/11/2017

EDITORIAL

Quando ouvimos falar sobre a Serra do Tepequém, sempre pensamos no platô, na Cachoeira do Paiva, nos poções da área do Barata e ainda no Funil ou Cabo Sobral. Em nosso roteiro de hoje, te levaremos a um Tepequém diferente, com muitas novidades para você conhecer e visitar, um local pronto para você se apaixonar. Não se esqueça de contratar um guia de turismo para lhe acompanhar, para que sua visita ocorra com segurança. Conheça Roraima ao Extremo.

FICA A DICA

Repelente em creme contra inseto, pois caso tenha se ralado o repelente tipo spray causará ardor; protetor solar; calça longa e leve, que possa ser molhada, nenhuma roupa que seja preta porque atrai os mosquitos; boné ou chapéu; medicamentos pessoais e caso tenha alergia a algo, avisar ao guia de turismo ou alguém que estará acompanhando na viagem; tênis ou bota, há pessoas que preferem ir de sandália tipo japonesa e meia; rede; levar uma sacola grande para colocar objetos que não podem ser molhados caso chova no percurso. Leve câmera fotográfica, filmadora e celular, para registrarem tudo pelo caminho.

Procure a Makunaima Expedições pelo fone 3624-6004, fone de plantão 98111-7669, ou pelo site www.makunaima.com, onde poderá encontrar esse e outros pacotes de turismo.

      EXPEDIÇÃO AO NOVO TEPEQUÉM     

Tepequém significa "Deus do Fogo" segundo a lenda do lugar que diz ali ser um vulcão adormecido. Localizada a aproximadamente 210 km da capital Boa Vista, em um platô de 1.100m de altitude em média, a chapada do Tepequém oferece uma rica e importante história para o desenvolvimento do estado de Roraima. Vegetação especial com diversidade de orquídeas e bromélias. O roteiro Expedição Novo Tepequém traz a proposta de visita a lugares menos conhecidos através de caminhadas de intensidade mais forte.

Um desses lugares para chegar é na parte de baixo da Cachoeira do Paiva, você pode continuar a descer e ir conhecendo o local, vale ressaltar que há pedras escorregadias e áreas com quedas muito altas, então não se esqueça de contratar um condutor local ou pedir apoio ao guia de turismo que está acompanhando o seu grupo, pois por ser uma área de risco, existe essa necessidade. Se continuar descendo irá chegar a uma pedra que parece ter sido colocada em cima de outras duas pedras, o que chama bastante a atenção dos turistas.

Como estávamos com equipamentos de segurança e acompanhados pelo condutor local, professor Sidney, continuamos descendo ainda mais, passando por dentro de cachoeiras, por precipícios nas encostas por onde descíamos e até mesmo por uma mata que toda a via aparentava não ter sido explorada, até chegarmos ao ponto que estávamos buscando, uma coisa nova e na descida do Paiva, uma das cachoeiras mais altas do Tepequém, conhecida como Laje Verde, um local para aventureiros e pessoas que curtem a adrenalina.

Outro local, muito interessante é o complexo dos Guimarães onde vamos encontrar a Cachoeira do Igarapé Preto, com águas avermelhadas e uma região repleta de grutas para serem visitadas, de vários tamanhos e dificuldades para o acesso. Quando for ao Tepequém e quiser visitar as grutas, procure pelo condutor Ronny que com todo cuidado levará o grupo para conhecer o Complexo.

E não poderíamos deixar de falar de uma pequena, mas romântica cachoeira, a do Miudinho, um ponto alto do Tepequém para os casais, pois é uma cachoeira que está conservada, é distante da Vila do Paiva e bem escondida, procure pelo condutor Luiz Galdino para acompanhá-los até essa pequena, mas belíssima cachoeira.

Nossos parceiros da Makunaima Expedições estão com um roteiro, que no feriado de páscoa, estarão levando uma turma para conhecer alguns desses locais pouco conhecidos na Serra.

Uma área muito conservada no Tepequém é a Enseada da Anta, refúgio de animais e plantas, um local que pode ser utilizado por ornitólogos para a prática de observação de aves e sem falar que é um local que quem o visita, para, senta nas encostas e pode sentir uma paz interior muito grande, algo que envolve o local.

Além das cachoeiras que falamos anteriormente, você também terá outras atrações como a cachoeira do Funil, mas antes de chegar até ela, você poderá conhecer o Tilin do Gringo, aproveitar as grutas na encosta do Platô e até mesmo o Platô, ponto mais alto do Tepequém, e assim ver o avião, ou melhor, restos dele, da época do garimpo. Observar aves e outros animais, como um sapo amarelo com preto e muito mais.

E para curtir as noites, além de poder fazer fotografia noturna, existem as lanchonetes e bares locais, com um clima mais frio (às vezes), remetendo a cidades do sul do Brasil.

Nosso Roraima é lindo, e vale a pena você conhecer, sozinho, com família, amigos, colegas de trabalho, aproveite os finais de semana e feriados e conheça nosso Estado.

 BÓRA VIAJAR? 

Feriado com Luau na Gran Sabana, o Clube Native está promovendo esse superpasseio, por apenas R$ 190,00. A saída será às 5h da manhã da agência em van, e na Gran Sabana o passeio será em carro 4x4. Para mais informações, entrar em contato pelo fone /Whats 95 98120-9459 ou 98100-9710.

INSTAGRAM RORAIMA

A foto selecionada da semana foi a da @alexandrekliemann, publicada no Instagram @roraimaaoextremo e obtida por meio da hashtag #roraima. Uma foto que apresenta o esforço da turma da bike na 2ª etapa do GP de Ciclismo de Estrada, parabéns pelo registro. Quer que sua foto seja a próxima a estar aqui na coluna Roraima ao Extremo? Faça uma com o tema belezas naturais, turismo, esporte ou aventura em nossa região e, ao publicá-la no Instagram, adicione a hashtag #roraima. Assim, nossa equipe selecionará a melhor foto da semana. Quem sabe não será a sua a próxima a estar aqui!

EU CURTO MUITO ISSO

No dia 18 de novembro, a partir das 9h, ocorrerá a TRILHA DO FORRÓ ALEGRE, com concentração e saída da sede da prefeitura. Para mais informações ligue 99162-9656. Use sempre capacete e se beber não dirija!

Entre em contato com nossa equipe pelo e-mail roraimaextremo@gmail.com ou visite nossa Fan Page www.facebook.com/roraimaaoextremo, enviando-nos suas sugestões. Um grande abraço e até a semana que vem, com muito mais turismo e aventura aqui no seu Roraima ao Extremo.

Gildo Júnior
Desde: 2000-01-01
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Roraima ao Extremo
+ Ler mais artigos de Roraima ao Extremo