Por Shirley Rodrigues
Em 14/04/2018

Com Nada 
* Causou espanto em policiais experientes e (diz que) até mesmo em bandidos de alta periculosidade, vídeos descobertos pela polícia, registrando a execução de pessoas com requintes de crueldade, como assassinatos a facadas tirando partes do corpo das vítimas com elas vivas, inclusive arrancando o coração ainda pulsando. O mais espantoso de tudo é que essas monstruosidades foram praticadas, por mulheres jovens e bonitas, que poderiam ser o que quisessem na vida.



Com Tudo 
* Quem foi ao Teatro Municipal na última quinta-feira, para ver o show musical da cantora Joanna, ficou maravilhado com o espetáculo que lotou aquele maravilhoso espaço de artes, com pessoas de todas as idades. Tanto o pré-show com Marcos King, quanto a apresentação principal, foram simplesmente impecáveis. A boa notícia é que o fantástico Projeto “Palco Roraima MPB” vai continuar trazendo até nós eventos desse porte, com uma média de três a quatro shows por ano.



 O diplomata e ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, esteve essa semana em Boa Vista e concedeu entrevista à jornalista Marleide Cavalcante

 

Lazer
* Neste sábado, 14, das 9 às 13h, o Sesc abrirá suas portas para receber a família comerciária e comunidade em geral para a segunda etapa do projeto 'Manhã de Lazer', evento idealizado para recepcionar todos os públicos, oferecendo atividades recreativas e torneios esportivos, no Sesc Mecejana.
* O órgão desenvolve várias atividades, dentre elas: xadrez gigante, pega varetas, cama elástica, futebol de botão, brincadeiras de roda, além dos mini torneios nas modalidades de handebol, voleibol, basquetebol e futebol.

Flashback
*Uma das festas mais tradicionais de Roraima acontecerá neste sábado, dia 14, no CTG. Trata-se da ‘A Noite do Flashback’, que está em sua 18ª edição.
* Os ingressos estão disponíveis no Guaraná do Marivaldo, Taurus, Daniel Lanches e no próprio local do evento. Informações: 99113-8744.

 

Kacá Eda (J. CatroEda) na foto com o filho Uiri Ken, recebendo homenagens por conta de sua troca de data

Hoje
* Acadêmicos do 4º semestre do curso de Engenharia Civil, do Centro Universitário Estácio da Amazônia, estarão realizando neste sábado, dia 14, uma visita técnica ao Igarapé São Lourenço - Município do Cantá.
* A iniciativa visa obter melhor precisão nos dados referentes ao escoamento de água em córregos, igarapés e rios locais. A atividade é uma aula prática da disciplina de Fenômenos de Transporte e integra o currículo dos alunos desde 2015.

Buxixo
* Não se fala em outra coisa na Macuxiland, senão no fato da governadora Suely Campos ter recorrido ao STF pedindo o fechamento da fronteira com a Venezuela, visando impedir a entrada de mais venezuelanos em Roraima.
* A notícia está estampada nos principais jornais do país e repercutiu até internacionalmente. Que é juridicamente impossível que este pedido seja aceito, todo mundo sabe. Até porque, contraria acordos internacionais. Mas que o buxixo tá truando no meio do mundo, ah! Isso tá...

 

 

O empresário Wellington Cardoso, com Zeider Pires (vocalista do Planta e Raiz) e a DJ Dane Lacet

#Rápidas

* Inaugurando idade nova neste sábado a jornalista Ana Marques e José Erinaldo de Souza.
* Amanhã quem troca de data em dose dupla são as gêmeas Marcela e Nathalia Ferreira Gomes.
* A Mr. Cat, marca exclusiva do Pátio Roraima Shopping, está realizando neste final de semana um mega bazar, com produtos que vão ganhar até 70% de desconto. São itens selecionados, tanto femininos quanto masculinos.
*O bazar acontece até domingo, 15. A Mr. Cat é uma franquia que se preocupa em estar sempre atualizada com as mais novas tendências e está localizada no primeiro piso do Pátio Roraima.
* Em 2018, o Rotary Club comemorou 69 anos de fundação em Roraima. Para celebrar, a instituição decidiu celebrar a data semeando a vida: plantando mudas de árvores no Pátio Roraima Shopping. O plantio foi dividido em duas etapas.
* O primeiro aconteceu em fevereiro e o segundo será realizado este sábado, 14, a partir das 9h, nos canteiros na entrada do shopping. Serão plantados ipês e você também pode participar! #VemProPátio

 

Perfil

 

Cristino Wapichana: “Digo que foi a leitura que me libertou e salvou”

 

*Cristino Wapichana é o roraimense mais premiado quando o assunto é literatura, seja no Brasil como no exterior. Ele nasceu em Boa Vista, estudou administração, mas não concluiu porque decidiu percorrer o caminho da arte, se formando em técnico em Música e Direção Cinematográfica. Já publicou quatro livros: A Onça e o Fogo, A Oncinha Lili, Sapatos Trocados e A Boca da Noite, sendo que esta última obra foi premiadíssima na Suécia. Atualmente reside em São Paulo, mas no mês de junho deste ano virá a Roraima lançar o livro infantil “O Cão e o Curumim”.

*Do que fala essa obra ‘A Boca da Noite’?
O menino Kupai, de seis anos, personagem principal desta história, muito curioso e inventivo, conta aqui um pouco da infância, da família, do cotidiano e da criatividade do povo Wapichana.

*Quais premiações você já recebeu com o título ‘A Boca da Noite’?
Em 2014, Menção honrosa no concurso Tamoios FNLIJ/UKA; em livro selecionado para o catálogo de Bolonha; Ilustração 15 foi capa do catálogo de Bolonha. Em 2017, Prêmio Jabuti; Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes – O Melhor Livro para Criança; Prêmio FNLIJ - Melhor Ilustração – (Graça Lima); Finalista do Prêmio Peter Pan – Suécia; Selo Altamente Recomendável; Selo White Revens - Biblioteca de Monique; Tradução e publicação para o Sueco e Dinamarquês. Prêmio "Peter Pan" Estrela de Prata (2º Lugar) na Suécia – 2018. Escritor brasileiro escolhido para figurar na Lista de honra do IBBY 2018.

*Como é vencer o Prêmio Jabuti, um dos maiores do Brasil?
É uma sensação mágica estar entre os grandes da literatura brasileira. Rever amigos e tantos profissionais do livro em um só lugar e, todos eles estão vendo você subir no palco para receber a estatueta. Tive um convidado que foi prestigiar esse evento, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge.

* Qual a sensação de ser escolhido para entrar na Lista de Honra do IBBY (Internacional Boardon Books for Young People) do Brasil?
A IBBY é a maior organização mundial de incentivo à produção e leitura da literatura infantil e juvenil no mundo, onde tem seções em 60 países. No Brasil é a FNLIJ (Fundação Nacional do Livro para Crianças e Jovens). A cada dois anos o IBBY realiza um congresso internacional e cada seção escolhe um escritor, um tradutor e um ilustrador, ‘vivo’, que sua obra mereça figurar na ‘Lista de Honra do IBBY’ e eu fui agraciado como o ‘Escritor brasileiro a figurar nesta lista de honra 2017 e 2018’, e o certificado desta honra será entregue neste congresso em Atenas, na Grécia, em setembro deste ano. É uma honraria máxima para um escritor, fora o Prêmio Nobel de Literatura. Estou em busca de apoio para ir receber esta honraria, já que nosso país é um tanto desinteressado no apoio a cultura.

*Como foi receber a notícia de ganhar a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, da Suécia, com o livro ‘A Boca da Noite’?
Prêmios sempre nos surpreendem, ainda mais com esta magnitude. Significa que estamos fazendo uma literatura de alta qualidade. A alegria é mágica! Ana Maria Machado tinha sido a única a ganhar o prêmio e agora um escritor indígena da etnia Wapichana de Roraima. O prêmio pertence ao livro e este é feito por muitos. Ilustrador, editor, revisor e tantos outros profissionais e o prêmio pertence a todos estes. É um prêmio para o Brasil.

*Você considera este o prêmio mais importante que já recebeu?
Acredito que sim, pelo fato de ser concorrência universal. Foram 10 livros finalistas: três da França, dois da China, dois do Canadá, um da Holanda, um da Alemanha e o nosso, único da América Latina.

*Como você contextualiza esse prêmio na sua carreira literária?
É importantíssimo para consolidar a carreira como escritor e afasta as dúvidas sobre a qualidade e nível que a literatura indígena alcançou, ou mesmo do próprio escritor ‘Cristino Wapichana’.

* Sobre sua infância e seu primeiro contato com a leitura e a escrita?
A infância foi na área rural e tive muitas dificuldades de aprendizado. Repeti a terceira série três vezes... Finalizei os estudos por meio do Supletivo e EJA em 2004, na Escola São Vicente de Paula. A leitura chegou tarde para mim. Já tinha uns 25 anos. Digo que foi a leitura que me libertou e salvou. Comecei a escrever em 2003, uma história que não finalizei. Publiquei o primeiro livro em 2009, 2014 e 2016.

*Em quais são os novos projetos que você tem trabalhado no momento?
Sempre tenho bastante! Criei um grupo para contar histórias indígenas com a atriz Sandra Maurami e o músico bem conhecido de Roraima, Zezinho Rodrigues. Estreamos no Itaú Cultural em 2016. Estou com uma trilogia em andamento, que assinei com a Ed. Melhoramentos. O primeiro livro deve ser finalizado no final deste mês e em maio estará pronto. É meu primeiro livro para o publico juvenil. “O Cão e o Curumim”. Pretendo ir fazer o lançamento em Roraima em junho.

*Deixe uma frase que marca sua vida, sua carreira...
O impossível só se opõe à nossa frente, por não acreditar em nós!

 

 

Tá Valendo

Seletivo
* A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão publicou no início desta semana a abertura do Processo Seletivo para a concessão do Auxílio Vale-Alimentação, com vagas divididas em três grupos. São eles: Subsídio Total – Categoria 1, Subsídio Parcial – Categoria 2, Subsídio Parcial – Categoria 3.

Reinauguração
* Foi reinaugurada uma das lojas exclusivas do Pátio Roraima Shopping, localizada no segundo piso, próximo ao Cine Araújo. A franquia de sapatos femininos passou por uma breve reforma e abriu suas portas esta semana. Vale à pena conferir!

 

 

 

Shirley Rodrigues
shirleyfolha@hotmail.com
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Social
+ Ler mais artigos de Social