Social

Social 07 04 2018 5962

Com Nada * Agora tá assim: toda vez que alguém pronuncia ou lê as palavras “Anel Viário” por aqui, podem apostar, é sinônimo de desgraça. Por acaso alguém já fez as contas do tanto de cadáveres que já foi encontrado naquela área só este ano? Não há uma única semana em que não tenha pelo menos um corpo por aqui, o que deixa claro que o local se transformou em ponto de desova de pessoas assassinadas.

Com Tudo * Em ano de Copa do Mundo é assim. As movimentações com expectativa dos jogos começam cedo e uma dessas é a tradição do álbum de figurinhas. Para os colecionadores, o sábado se tornou um dia sagrado. Hoje, a partir das 16h, o Pátio Lounge, espaço localizado no primeiro piso do Pátio Roraima Shopping, se transformará no “Troca Figurinhas da Copa”. Lá, é possível trocar e comprar suas figurinhas.

 

Ednete Ribeiro, trocando de data hoje em clima de sombra e água fresca

Teatro * E falando em Pátio Roraima, amanhã, 8, o shopping vai promover mais um domingo especial destinado às crianças com a “Matinê do Pátio”. Às 18h será apresentado, pela Cia. Teatral Zantelli, o espetáculo “Os três porquinhos roraimenses”. * O evento é gratuito e vai acontecer no espaço Pátio Cultural, localizado no segundo piso do shopping. Birthday* A Ícone Clube celebra dois anos de funcionamento, com a marca de vários registros de extraordinários momentos e festas inesquecíveis. E para celebrar neste sábado, 7, tem mais efervescência, a partir das 23h. * E quem comanda o show hoje são os DJs Felipe Veras, Mateus Gomes, Toniolli, Pablo Barrudada e Doka , que prometem uma balada eclética e eletrizante. Será uma noite de muitos efeitos especiais e várias surpresas. Informações e camarotes: (95) 99128-3310.

 Dra. Sayuri Itikawa, feliz da vida por estar contribuindo com a saúde e a qualidade de vida das pessoas

Parlamento Jovem * Alunos interessados em participar do Programa Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal têm até o dia 28 de maio para proceder às inscrições. * Poderão participar jovens de 16 a 22 anos devidamente matriculados no 2º e 3º ano do ensino médio e EJA Educação de Jovens e Adultos. Informações: www.camara.leg.br/pjb.

 

O advogado Lucio Vilela, inaugurando idade nova neste fim de semana

#Rápidas

* A página de hoje é dedicada a Eugênio Thomé, querido amigo, pessoa linda e extraordinária, que hoje recebe quilométricas homenagens quando fica um ano mais sangue bom. * Também trocando de data neste sábado – Dia do Jornalista – a empresária Jô Rodrigues, Dr. João Batista Campello, Dirla Almeida e Roseane Rodrigues. * Acadêmicos de cursos superiores do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR) são os primeiros a participar da oficina sobre empreendedorismo e inovação, que percorreu os cinco campi da instituição.* Com o tema “Criatividade, empreendedorismo e inovação”, a iniciativa faz parte da mais nova política institucional que tem por objetivo incentivar práticas empreendedoras no IFRR.

 

 Perfil

 

Jussara Barbosa: “Precisamos aprender a con-viver com as diferenças, permitir-se ao envolvimento para se encantar e perceber o quão belo pode ser o sentimento”

 

 

Jussara Barbosa da Silveira é graduada em Pedagogia, Psicologia e é especialista em Neuropsicologia, Psicopedagogia e em Educação Especial, atende em consultório particular como psicóloga e psicopedagoga fazendo avaliações e intervenções nos diversos transtornos de aprendizagem, comportamentais e emocionais em crianças e adultos. Atualmente, ela está concluindo também o Curso de Formação em Estimulação Precoce com Foco em Autismo, em Montreal, no Canadá. Considerada uma autoridade em sua área pelos anos de experiência continuada na área (16 anos de atuação em consultório), Dra. Jussara, que foi também professora universitária, além dos atendimentos, supervisiona na Clínica Psicopedagógica uma equipe de profissionais composta por três psicólogas. A clínica fica na Rua Genipapeiro, 970, e as consultas poderão ser agendadas por hora marcada pelos telefones 3624-8661, 98407-1881e 98111-8691. * Como se deu a escolha da sua profissão?A Psicologia sempre esteve presente em minha vida. Foi um projeto desde a adolescência. Inicialmente fiz Pedagogia e, como decorrência da minha experiência na educação infantil, houve naturalmente o despertar e também a necessidade de me graduar em Psicologia, tudo isso para atender crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem e transtornos infantis. * Quais são os problemas mais comuns na aprendizagem infantil?Diversos são os problemas na aprendizagem infantil, sendo os mais comuns, dificuldades no processo da aquisição da leitura e escrita; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); transtorno do espectro do autismo e atraso de desenvolvimento cognitivo; altas habilidades e superdotação; além dos transtornos emocionais que vêm crescendo consideravelmente em nossos dias, tais como depressão infantil e dificuldade em lidar com as frustrações, comprometendo-se desse modo o desempenho social da criança. * E com relação à aprendizagem de adultos?As queixas mais frequentes em minha clínica se referem ao estresse adulto, que compromete habilidades de concentração e consequentemente a produtividade. Depressão e síndrome do pânico também interferem no desempenho. Síndrome de Asperger, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, assim como dislexia, perda de memória e altas habilidades estão entre os diagnósticos m
ais comuns em tempos modernos. * Quais são os transtornos mais comuns em crianças e adolescentes?Dos dois a cinco anos, destaco o transtorno do espectro do autismo que vem aumentando assustadoramente. Estima-se que a cada 68 crianças, uma apresenta esse mesmo transtorno. Atraso no desenvolvimento da linguagem e transtorno motor também é bastante frequente. No período escolar, e principalmente nas séries iniciais da alfabetização, as dificuldades escolares se tornam ainda mais evidentes. Por isso mesmo que o quanto antes iniciar a intervenção, melhor será o resultado prático. Assim, quanto mais a família esperar para levar a criança a fim de ser avaliada, maior será a probabilidade em afetar sua autoestima e seu desempenho, podendo com o passar do tempo haver comprometimento emocional acentuado e consequentemente comportamento infantil inadequado. Na adolescência, muitos apresentam notórias dificuldades de aprendizagem, chegando à clínica com sérios problemas comportamentais diagnosticados como depressão, transtornos de ansiedade e déficit de atenção não identificados na infância e que se agravam na fase da adolescência. * Que tipos de atendimentos especializados sua clínica dispõe?A clínica dispõe de profissionais especializados e qualificados para atender crianças com dificuldade de aprendizagem, comportamental, transtorno do espectro do autismo e outras síndromes. Inicialmente a criança é submetida a uma bateria de testes neuropsicológicos, abrangendo as mais diversas habilidades cognitivas (atenção, raciocínio, compreensão verbal, conhecimentos, psicomotricidade, percepção visual, visoespacial, lateralidade); desempenhos pedagógicos (escolar, leitura, escrita, cálculos) e área emocional. Após essa minuciosa avaliação, apresento aos pais o prognóstico; melhor dizendo, apresento um plano de ação específico que será desenvolvido para cada caso, objetivando com isso sanar as dificuldades constatadas a partir da queixa dos próprios pais e do resultado da avaliação neuropsicológica realizada. Também oferecemos orientação educacional aos pais e professores da criança. Além do atendimento a crianças, sou psicoterapeuta, atendo adultos que desejam fazer terapia. A clínica conta com mais psicólogas que fazem atendimento a adultos, bem como para casais. * Especificamente sobre o autismo?Acerca do autismo, e após procedimento de avaliação quanto ao seu espectro, iniciamos sessões de estimulação precoce com vistas ao desenvolvimento das habilidades que se encontram afetadas em razão do mencionado transtorno. A terapia familiar e a orientação escolar ainda fazem parte desse mesmo tratamento. * Dependendo do grau, o portador de autismo poderá levar uma vida normal com acompanhamento adequado?Em muitos casos, poderá levar uma vida bem próxima da normalidade. Por isso mesmo é muito importante que os pais não tenham receio em buscar atendimento quando perceberem que o filho não está se desenvolvendo como o esperado para sua faixa etária. Os graus mais leves, na maioria das vezes, demora para receber o diagnóstico, embora seja evidente alguns comportamentos e estereotipias. No entanto, quando o autismo apresenta maior comprometimento, inclusive cognitivo, pode-se esperar que – com terapia e acompanhamento médico – o autista venha a tornar-se mais independente. Em todos os casos, é importante a intervenção terapêutica no sentido de que haja uma melhor qualidade de vida. * Que providências pais e professores devem tomar ao notar uma criança com possível transtorno?Os pais sentem no seu íntimo quando o filho não está se desenvolvendo normalmente. O professor experiente pode ser um aliado na detecção do transtorno. Portanto, não se permita mascarar a dificuldade. Não espere que o tempo passe para ver se a criança possa melhorar. Os transtornos são neurofuncionais, não melhoram com o decorrer do tempo. Ao inverso, tendem a agravar-se e assim causar mais dificuldades e problemas emocionais. Crianças diagnosticadas com transtornos também se tornam frequentemente vítimas de bullying, reprovação escolar e pivôs em problemas familiares. * Mensagem:Precisamos aprender a con-viver com as diferenças, permitir-se ao envolvimento para se encantar e perceber o quão belo pode ser o sentimento.