Por Fabiano de Cristo
Em 18/09/2017

Editorial

Você já deve ter ouvido falar nesses termos: Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, dentre outros. Onde todas essas coisas se conectam? Resolvemos fazer uma pesquisa em diversos sites e com profissionais que atuam nessa área na internet para tentar esclarecer o que tudo isso tem a ver com a sua empresa. O mundo contemporâneo gira em torno da busca e do consumo de conteúdos no meio digital.

Seja em forma de texto, infográfico, vídeo ou foto, o conteúdo é a grande base do nosso conhecimento e entretenimento diários. Além disso, é uma das principais fontes de atração e fidelização de clientes para muitas empresas atualmente. Mas, afinal, como esse conteúdo é gerado de forma inteligente? O que é produção de conteúdo para internet?

O primeiro erro que muitos cometem ao pensar em produção de conteúdo para internet é ignorar as diferenças entre esse tipo de criação e o trabalho com outros formatos de textos em geral. Para você e sua empresa não caírem nessa furada, resolvemos pontuar as principais peculiaridades da produção de conteúdo para internet. No artigo desta semana vamos abordar essa temática do marketing tão importante para sua empresa.

Fabiano de Cristo
Consultor Empresarial
atuallisconsultoriarr@gmail.com


CONTEÚDO X RELEVÂNCIA NA INTERNET

Primeiramente: fornecer um conteúdo atraente e relevante para o seu público-alvo não é estratégia recente. Ou você pensou que só com a internet foi possível pôr em prática essa estratégia? A implementação de uma estratégia de conteúdo similar ao que hoje está sob os holofotes começou em 1895. John Deere, criador do primeiro arado de aço forjado e dono de uma companhia de máquinas agrícolas batizada com o nome dele, lançou a própria publicação da empresa, chamada “The Furrow”.

A revista não era usada para veicular propaganda dos seus produtos, mas para levar informação ao público-alvo sobre técnicas de produção, histórias pessoais de agricultores e notícias sobre o mercado. Poucos anos depois da iniciativa de Deere, circulou o primeiro “Guia Michelin”, da fabricante de pneus de origem francesa. Para que as pessoas tivessem razões para ter um carro e viajar — e, portanto, comprar pneus — a empresa lançou o guia de gastronomia e turismo! Mais eficaz que publicar um catálogo de pneus, não?

Bom, por esse breve histórico é possível perceber o quanto o conteúdo desempenha um papel relevante para os negócios. Quer entender melhor sobre essa importância? Continue lendo até o final.

A produção de conteúdo serve como alicerce para a construção de relacionamento entre empresas e seus clientes. Passou-se a existir essa necessidade porque os hábitos de consumo se alteraram com a adoção de novas tecnologias pelos consumidores, os quais, agora, podem ir em busca de informações e avaliações sobre produtos e serviços e se comunicar diretamente com as marcas.

Logo, oferecer um conteúdo valioso significa mostrar experiência e autoridade para o público-alvo da marca. Por isso, os laços criados são duradouros, e a confiança, fortalecida. Sugerimos os principais benefícios que a sua empresa pode obter por meio da produção de conteúdo para internet: quanto mais conteúdo de relevância houver, mais tempo os usuários passarão consumindo o site ou redes sociais; a taxa de conversão de visitantes em leads aumenta em razão da confiança despertada pelo conteúdo; a visibilidade da marca também cresce nas redes sociais ao compartilhar os conteúdos efetivos.

Para produzir conteúdo de relevância na internet é importante pensar nos seguintes passos: a produção de conteúdo para internet está totalmente voltada para os resultados. E, para que ela possa ter sucesso, existe um primeiro passo essencial: o planejamento. É nessa etapa que devem ser determinados o objetivo, o título, a palavra-chave e a linguagem do texto. Lembrando: isso deve ser feito sempre com cuidado, estudando bem a estratégia da sua empresa e usando boas referências para pesquisa.

Um dos elementos que mais influenciam a produção de conteúdo na internet é a qualidade e relevância do texto. O seu cliente ou potencial cliente é um indivíduo para o qual direcionamos o texto, por isso é tão importante que esse conteúdo seja realmente relevante e valioso para ele. Para acertar na produção do conteúdo é preciso imaginar — e estudar! — quais são os desafios, problemas, desejos e necessidades da sua empresa ou cliente.

Assim, para que uma estratégia tenha sucesso, é necessário que sejam pensadas por profissionais de forma a vencer todas as etapas do funil de vendas. Afinal, o objetivo principal de um conteúdo é ajudar o seu cliente ou potencial cliente com o seu problema, conduzi-la para outros conteúdos relevantes e incentivar a interação entre ele a sua empresa na web, gerando, assim, a conversão. Sem esses detalhes, os conteúdos web seriam textos como quaisquer outros e o marketing não funcionaria de forma correta. Pense nisso e até a próxima semana.


 RESENHANDO 

Agora que você já entende o que é produção de conteúdo para internet, não deixe de acompanhar tudo o que está acontecendo no mercado! Eu aposto que alguma vez navegando pela internet você já abandonou textos por aí por ter preguiça dos imensos parágrafos que alguns conteúdos costumam apresentar. Bom, esse abandono é um fenômeno extremamente comum e existe uma estratégia fundamental para evitá-lo: o uso de subtítulos eficientes.

Fabiano de Cristo
jornalista@teste.com.br
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