Por Fabiano de Cristo
Em 21/08/2017

Editorial

Há três anos comecei a fazer atividade física regular. Sempre usava como desculpa a falta de tempo, como principal motivo, – ou desculpa – para não fazer atividade física. Se isso também acontece com você é melhor mudar seu argumento. Com apenas 30 minutos de exercícios, três vezes por semana, você consegue ter uma vida bem mais saudável e com menos estresse.

Quer outro motivo? O lucro da sua empresa pode até aumentar, afinal, a prática de exercícios ajuda a controlar o estresse, reduz a ansiedade, melhora a qualidade do sono e, por consequência, aumenta a produtividade no dia a dia na empresa. O primeiro passo é vencer as barreiras da preguiça e do desconforto, naturais para quem é sedentário e precisa lidar com muitos compromissos ao longo do dia.

A atividade gera um vício positivo, tanto que, me tornei um triatleta. Esse final de semana, por exemplo, fiz uma pedalada de 73 km, o próprio corpo começa a ‘pedir’ a continuidade dos exercícios. Não existe uma atividade física mais indicada do que a outra. O ideal é fazer aquilo que você gosta. Esta semana vamos refletir sobre a importância da atividade física no desempenho empresarial e no trabalho.

Fabiano de Cristo
Consultor Empresarial
atuallisconusltoriarr@gmail.com


VIDAS CORRIDAS

Cada vez menos as pessoas estão praticando atividades físicas. A mecanização de várias atividades, aliada a uma intensa jornada de trabalho, afasta a prática esportiva da vida de qualquer um. O sedentarismo vem tomando conta da sociedade, que já está colhendo os frutos da acomodação, como o aumento do número de pessoas obesas, estressadas e com dificuldades em relacionar-se.

A desculpa de falta de tempo não convence mais ninguém. Acredito que sempre há uma horinha para exercitar-se, basta ter força de vontade. Que tal acordar um pouquinho mais cedo para ir caminhar ou à academia? Ou aproveitar a hora do almoço para fazer uma aula? Cair na água à noite ajuda a descarregar a tensão do dia que passou. Tudo é questão de planejar-se e, claro, ter disciplina.

Atividade física regular só traz benefícios. Quem reserva alguns minutos da semana para exercitar-se terá mais disposição e seu trabalho irá render muito mais. Quando você está praticando qualquer tipo de atividade ocorre um aumento do volume sanguíneo e uma maior oxigenação dos músculos. Passamos a ter mais fôlego, disposição e energia para fazer as coisas. Além disso, atividade regular ajuda a manter o estresse à distância.

O primeiro passo para iniciar atividade física é fazer uma avaliação física e um teste ergométrico que irá medir sua capacidade cardiorrespiratória. Desta forma, o médico irá orientá-lo de acordo com suas limitações, dando início ao trabalho de adaptação. É aconselhável, caso você exerça atividade estressante, que treine no período da manhã. Nesta hora nunca há reuniões inesperadas nem trabalhos que precisem ser feitos com urgência. Mais isso não é regra.

Agora, se você insiste em dizer que não tem tempo, exercite-se no próprio escritório, em casa ou até mesmo no caminho de casa para o serviço. Se você mora próximo ao trabalho, por que não deixar a preguiça de lado e ir andando? Este exercício não requer prática e nem habilidade e melhora a saúde.

Caminhando regularmente você ganha folêgo, estimula a oxigenação do corpo, treina o coração para trabalhar melhor e, ainda, controla a pressão alta, reduz a taxa de gordura no sangue e abaixa os níveis de colesterol. Então o que está esperando para tirar o tênis do armário e começar a caminhar? No começo, vá devagar, ande uns dez minutos e vá aumentando aos poucos, até pegar gosto pela coisa.

Mas você não pode esquecer de alimentar-se. Os exercícios físicos só trarão benefícios se acompanhados de uma boa alimentação. Os nutricionistas recomendam que devemos consumir diariamente de 55 a 60% de alimentos que contenham carboidratos (pão, massa, batata, trigo), 15% de proteínas (carne, ovo, leite, queijo) e 25 a 30% de gordura (azeite de oliva).

Se você fizer uma boa alimentação, conseqüentemente terá uma melhora no seu rendimento físico e profissional. Lembre-se, o papel de liderar uma empresa não é tarefa fácil. Um líder deve está atento e trabalhar as 4 dimensões MENTE, CORPO, CORAÇÃO E ESPÍRITO. E lembre-se se quiser liderar alguém. Comece com você mesmo. Pense nisso e até a próxima semana.

RESENHANDO

Para lidar com o stress, é importante admiti-lo e identificar as fontes do seu desenvolvimento. Algumas características típicas levam ao stress: medo de perder o emprego, alta competitividade do mercado, falta de tempo para ficar com a família ou para praticar atividades de lazer, excesso de horas de trabalho e de informações, vários chefes e, ainda, conviver com pessoas difíceis e temperamentais. Geralmente as pessoas sofrem de stress não somente por esses fatores, mas, também, em função de não fazerem o que gostam. Portanto, para lidar com o stress é importante que a função tenha identificação com o perfil pessoal do profissional.

Fabiano de Cristo
jornalista@teste.com.br
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!
Últimas de
Visão de negócios
+ Ler mais artigos de Visão de negócios