Cotidiano

Capital alia crescimento e preservação dos espaços verdes

Boa Vista tem 47,5% de casas com árvores e grandes espaços verdes destinados ao lazer

Por onde se anda em Boa Vista é possível ver uma árvore: no quintal de uma casa, no canteiro central de uma avenida, nas praças. O verde é predominante na paisagem urbana da capital que nasceu às margens de um rio. Tanto apreço pela natureza colocou Boa Vista na terceira posição na Região Norte das cidades mais arborizadas, de acordo com o Censo 2010. Um aplicativo disponível no site da revista Galileu informa que a capital de Roraima tem 47,5% de casas com árvores por perto.

A capital de 320 mil habitantes tem se dedicado a harmonizar desenvolvimento e preservação. Não poderia ser diferente para a cidade que almeja se tornar a capital com a melhor qualidade de vida do país. O caminho é longo, mas já começou a ser trilhado. A dobradinha entre crescimento e conservação dos espaços verdes se faz presente nos pequenos exemplos.

Um desses exemplos é possível observar todos os dias pela janela do carro, no trajeto até o trabalho. O asfalto das largas avenidas que caracterizam Boa Vista divide espaço com canteiros cheios de flores, que contribuem para o embelezamento da cidade e, principalmente, com a qualidade do ar. As plantas produzem oxigênio e umidade e filtram os poluentes.

Também não é difícil encontrar grandes espaços verdes destinados ao lazer. Parques e praças revitalizados se tornaram um verdadeiro convite para um encontro entre amigos ou um piquenique em família num fim de tarde de domingo. Esses lugares revelam ainda uma tendência que vem se fortalecendo na capital: a utilização dos espaços públicos.

A Praça do Mirandinha, localizada na zona Leste de Boa Vista, é um desses ambientes. O local recebe vários visitantes aos finais de semana, pessoas de todas as idades e estilos diferentes, mas com uma característica em comum, são admiradores da natureza. A jornalista Jéssica Costa, 28 anos, sempre que pode, leva a filha Júlia, 6 anos, para um passeio.

“Gosto bastante da área verde, do espaço e também da forma que ele é utilizado pelas famílias. Como mãe, é um dos lugares que eu gosto de levar minha filha para passear”, disse.

Parques entre casas, comércios e avenidas concentram grandes áreas verdes em meio à cidade, é o caso do Parque Germano Augusto Sampaio e do Bosque dos Papagaios, este último com 12 hectares de área verde e várias espécies de árvores. A bióloga Anna Karoline Andrade destacou a importância socioambiental dos espaços verdes urbanos e frisou que a manutenção desses locais, o plantio de mudas e a educação ambiental devem fazer parte do planejamento urbano de cada município.

“As árvores tem um poder de renovar o oxigênio e de regular a temperatura. Esses áreas verdes são importantes porque a população pode usufruir de várias formas, desde a prática de esportes ou até mesmo para contemplar um ambiente agradável, diferente do dia a dia das pessoas que trabalham em lugares fechados. Hoje é preferível espaços onde exista mais verde, mais natureza, e Boa Vista tem esse privilégio. É importante a prefeitura manter espaços como estes pelo bem ambiental e social, pois tudo isso está aliado à qualidade de vida das pessoas. Assim como é essencial que as pessoa também cuidem”, concluiu.

 (Secom/Prefeitura)

Publicidade