Cotidiano

​​Gestores debatem a Cultura em RR

Encontro pretende ampliar o desenvolvimento Cultural no Estado

A videoteca Francisco Aragão, no Palácio da Cultura Nenê Macaggi, está recebendo gestores culturais dos municípios de Roraima para um diálogo sobre cultura.

O #DialogaCulturaRR, organizado pela Secult (Secretaria Estadual de Cultura) acontece nesta segunda (13) e terça-feira (14) e visa ampliar o debate sobre o desenvolvimento do movimento cultural no Estado.

A abertura do evento teve a participação da secretária de Cultura, Selma Mulinari, que falou sobre o Sistema Estadual de Cultura.

“É papel da Secult, mostrar como funciona o Sistema Estadual de Cultura, Lei 1033, de 22 de março de 2016, organizando e realizando um trabalho em parceria com os municípios para que eles também possam implantar as leis municipais em seus municípios, utilizando esse modelo”, explicou.

São esses mecanismos que regem o SMC (Sistema Municipal de Cultura), como o Fundo Municipal de Cultura, os Conselhos municipais, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura, entre outros elementos.

Para ter acesso ao Sistema Nacional e Estadual de Cultura, os municípios precisam se organizar.

“O #DialogaCulturaRR visa preparar os gestores, os prefeitos, para que possam trabalhar dentro dessa nova roupagem.

A diretora da Biblioteca Pública do Estado, Tânia Magalhães, foi uma das palestrantes no evento. Para ela, é fundamental a participação nesse momento em que os gestores dos municípios terão conhecimento do funcionamento do Sistema Estadual de Cultura.

“Vamos passar orientações técnicas de como funciona uma Biblioteca, quais os incentivos que ela tem que ter e buscar para levar o conhecimento e incentivo à leitura”, disse, reforçando que, é a população que ganha com essa parceria.

A vice-prefeita do município de Amajarí, Rosangela Santana, destacou a importância do evento e parabenizou a governadora Suely Campos.

“Nossa expectativa é muito boa em relação ao #DialogaCulturaRR, porque vai esclarecer muitas dúvidas e será uma ajuda para os municípios. No Amajarí, foi criada a Fundação de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, mas falta implantar os elementos que são necessários para o funcionamento; o Fundo Municipal de Cultura, o Conselho. O evento será muito proveitoso para podermos incentivar a cultura nos nossos municípios”, destacou.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 13 

8h- Credenciamento

9h- Solenidade de abertura

9h30 – Temática I- Sistema Estadual de Cultura (SIEC)-palestrante-Selma Mulinari

Temática II-Fundo Estadual de Cultura (FunCultura)-palestrante –Jonayna Rodrigues

Temática III- Lei de Incentivo à Cultura-palestrante- Antônio Bentes

10h30-cofee break

10h45- Temática IV-Conselho Estadual de Cultura (CEC)-palestrante- Elena Fiotetti

Temática V-Biblioteca Estadual de Cultura- palestrante-Tânia Magalhães

Temática VI- Patrimônio Histórico de Roraima-palestrante- Cecy Brasil

Temática VII- Promoção de Eventos da Secult-palestrante-Antônio Bentes

12h- Intervalo para o almoço

14h30- Programação cultural 

Temática VIII-Unidade de Gestão Meio da Secult-palestrante- Dinorah Cavalcante 

Temática IX-Agronegócio e Cultura- palestrante-Gilzimar Barbosa 

Temática X- Cultura e Turismo- palestrante-Ricardo Peixoto 

16h-Orientações sobre as Conferências Municipais-Jonayna Rodrigues 

16h20-Apresentação da metodologia dos trabalhos em grupos-Selma Mulinari 

PROGRAMAÇÃO DO DIA 14 

Durante a manhã, os grupos de trabalho farão apresentação dos seus municípios. A partir das 14h30, haverá apresentação cultural, seguida da entrega dos calendários municipais de cultura, diagnóstico dos municípios, propostas para 2017 e encerramento do #DialogaCulturaRR.