Cotidiano

'O futuro da bacia do Rio Branco' é tema de audiência pública

O evento, denominado 'O futuro da bacia do rio branco e sua gente – atualidades e perspectivas', ocorre no dia 2 de abril

Para debater o presente e o futuro das águas de Roraima, o Movimento Puraké, o Ministério Público Federal, a Universidade Federal e a Diocese de Roraima realizam uma audiência pública.

O evento, denominado ‘O futuro da bacia do rio branco e sua gente – atualidades e perspectivas’, ocorre no dia 2 deabril  no auditório Alexandre Borges da UFRR. Será a oportunidade para saber mais sobre a contaminação da água de nossos rios e suas implicações na saúde humana, o projeto da hidrelétrica no Bem Querer e seus impactos e as alternativas energéticas para Roraima.

A audiência pública é resultado da I Remada Ecológica realizada em outubro de 2017 pelo Movimento Puraké e parceiros. A ação ambiental nos rios Cauamé e Branco chamou a atenção para os sérios problemas atualmente enfrentados e a degradação das águas de Roraima, que colocam em risco a saúde da população e o nosso bem mais precioso até agora: água boa.

Após realizar a remada e a coleta de assinaturas, o movimento buscou parceria com o Ministério Público Federal, a Universidade Federal e Diocese, para viabilizar essa audiência, debater politicas públicas e alternativas para preservação da bacia do rio Branco, o uso consciente e sustentável dos recursos naturais do Estado de Roraima.

Com a participação de pesquisadores de Roraima, Rio de Janeiro e Rondônia, além da sociedade civil organizada, a audiência é aberta ao público sem a necessidade de inscrição prévia e qualquer pessoa pode participar.

evento contará também com a intervenção artística do poeta Eliakin Rufino pela manhã e do escritor Zezé Maku na parte da tarde.

Programação:

Manhã – 8h30 às 11h30

Mesa 1. Contaminação da água e as implicações na saúde humana

Coordenação: Prof.ª Drª Geiza Pimentel, Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão da UFRR
Expositores
1) Dr. Haron Xaud, pesquisador da Embrapa Roraima
2) Júlio David Magalhães Rodrigues, presidente da Associação Wanasseduume Ye’kwana – SEDUUME
3) Prof. Dr. Vladimir de Souza, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR
4) Dr. Paulo Basta, Pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ

Tarde – 14h30 às 17h30

Mesa 2. Grandes projetos hidrelétricos, impactos e alternativas
Coordenação: Dr. Alexandre Ismail Miguel, Procurador da República – 4º Ofício: Meio Ambiente e Patrimônio Cultural
Expositores
1) Ciro Campos, analista do Instituto Socioambiental – ISA
2) Romério Bríglia, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO
3) Profª Drª Neiva Cristina de Araújo, Pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia – UFRO

Informação complementar:

No dia 23 de fevereiro foi publicado no Diário Oficial da União (DOU (material em anexo), o resultado da licitação para o EIA-RIMA Estudo de Impacto Ambiental da Usina Hidrelétrica Bem Querer, em Caracaraí, na bacia hidrográfica do Rio Branco. Com vigência até 23 de fevereiro de 2022, o contrato prevê a realização de levantamentos e estudos socioambientais, inclusive do componente indígena, necessários à obtenção da licença prévia. Os contratos somam juntos R$ 17.583.782,42.