Cotidiano

Roraima tem mais de 1.400 veículos para locação

Novo censo do setor de aluguel de carros mostra que o estado já reúne 5,2% do total de locadoras da região Norte

Conforme pesquisa realizada pela Abla (Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis), 37 empresas do setor de locação de veículos operam atualmente em Roraima. Juntas, essas locadoras possuem 1.430 veículos emplacados no estado, equivalentes a 6,4% da frota disponível para o aluguel em toda a região Norte. 

Pela primeira vez, a Abla utilizou dados estatísticos de frota fornecidos diretamente pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), a maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo, autorizada pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), para elaborar o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, que já está na 14ª edição e foi apresentado na manhã desta quarta-feira, dia 17, na Perin Veículos.

Os dados do Anuário 2017 mostram, dentre outras informações, que das 37 locadoras ativas em Roraima (5,2% do total de locadoras da região Norte), 34 alugam veículos sem motorista, enquanto três atuam prestando o serviço de aluguel incluindo o motorista. Desse total de empresas, 19 são de pequeno porte no estado, com até nove veículos na frota. As locadoras de médio e grande porte somam 18 empresas.

O diretor nacional comercial da Abla, Jorge Pontual, que esteve em Boa Vista, especialmente para o lançamento da nova edição do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, afirma que com base nesses dados, é possível estimar um significativo potencial de crescimento de Roraima.

“Temos 1.430 veículos emplacados no estado. Isso representa 6,44% da frota total do nosso setor no Norte do Brasil. Esses números também mostram que, junto com os nossos parceiros comerciais, principalmente junto com as montadoras, concessionárias e com os bancos, nós temos muito a crescer em Roraima. Precisamos ter aqui políticas comerciais constantes e que realmente proporcionem as condições para que as locadoras possam executar os seus planejamentos.

No total de locadoras no Norte, o estado do Pará lidera o ranking com 301 empresas. A frota de veículos da região é de 22.219 veículos, sendo puxada principalmente pelo volume de emplacamentos das empresas paraenses. “Nós queremos e precisamos reduzir essa distância, a partir de efetivas políticas comerciais de longo prazo para compra de veículos também para as locadoras de Roraima”, comentou.

O diretor e conselheiro gestor da Abla em Roraima, Célio Fonseca, avalia que Roraima já se destaca na região Norte, se comparado ao total de locadoras e o tamanho da frota local. “Em relação a população e ao PIB [Produto Interno Bruto] dos estados, o retrato da nossa economia, demonstrando que a atividade está se consolidando muito bem localmente”, observou.

Segundo ele, o perfil do cliente que aluga veículos no estado é semelhante à média nacional, com alguma predominância de locação institucional de frotas, pública e privada, seguida do aluguel para o turismo de negócios. Estando, conforme ele, em razoável crescimento, o turismo de lazer e o conhecido “carro reserva”, que as seguradoras de veículos preveem.

“O setor evolui e se profissionaliza permanentemente, para atender à demanda e superar as expectativas dos clientes. Atualmente o cenário é mais competitivo, o mercado evoluiu e as empresas estão melhor estruturadas em Roraima”, comentou.