Política

ALE retoma as atividades com foco na reforma administrativa

O sistema prisional e a segurança pública são outros pontos destacados como importantes na retomada dos trabalhos da Casa

As sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) serão retomadas na quarta-feira da próxima semana, 15, após o recesso parlamentar. As sessões acontecem sempre as terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h. Neste período de recesso, houve a instalação da Comissão de Representação, composta pelo presidente da Assembleia e mais 15 deputados. As atividades dessa comissão encerraram-se com o reinício das atividades normais.

Um dos primeiros atos nesse retorno aos trabalhos é a leitura da documentação originada da Casa ou dos órgãos externos, inclusive dos vetos em leis ocorridos nesse período, para dar conhecimento a todo Parlamento e, em seguida, começa o processo de discussão nas comissões para votação. As matérias suspensas em dezembro voltarão a ser discutidas neste período.

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Chagas (PRTB), disse, em entrevista à Folha, que a expectativa é que ocorram muitos debates sobre projetos importantes para o Estado. Ele informou que um dos assuntos mais importantes dos que serão discutidos é a reforma administrativa enviada pelo Governo do Estado para a Assembleia.

“Devemos discutir já agora, nas primeiras sessões, a reforma administrativa encaminhada pela governadora [Suely Campos, do PP], pois é uma matéria importante. Devemos discutir o PCCR [Plano de Carreira, Cargos e Remuneração] do Detran, que também está na Casa, além de outras matérias no âmbito da saúde”, complementou.

Chagas destacou o sistema prisional como um dos temas que serão tratados com destaque pelos parlamentares no retorno dos trabalhos. “A segurança pública de nosso Estado será prioridade, especialmente o sistema prisional, que passou por uma crise e enfrenta muitas dificuldades”.

Outro ponto destacado pelo presidente em exercício é o Orçamento. “Vamos acompanhar de perto o cumprimento do Orçamento pelo poder Executivo, pois é um dever constitucional da Assembleia Legislativa, então temos expectativa de muito trabalho este ano, discutindo políticas e projetos que visem o bem coletivo e comum”, frisou.