Cotidiano

Agentes penitenciários anunciam o fim da ‘Operação Padrão’ nos presídios

Sem informar se reivindicações da categoria havia sido cumpridas pelo Governo, Sindicato decretou o fim da mobilização em solenidade política do executivo estadual

O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (Sindape) anunciou nesta segunda-feira, 04, em solenidade para união de forças políticas no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos, o fim da ‘Operação Padrão’ nos presídios que estava sendo realizada pela categoria desde o dia 31 de julho.

A operação, denominada de ‘Cumpra-se a Lei’, fez com que os agentes trabalhassem somente sob condições impostas por eles mesmos, como a exigência de 15 agentes no plantão com colete a prova de balas não vencido, armamento e munição suficientes.

Os agentes também exigiram que o governo voltasse atrás nos vetos que fez ao Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria. Os 26 agentes de todas as unidades prisionais do Estado aderiram à manifestação. 

Sem informar se as reivindicações dos agentes teriam sido cumpridas pelo executivo, o diretor financeiro do Sindicato, Harisson Francisco Barbosa, foi quem fez o anúncio do fim da paralisação.

“Hoje os agentes penitenciários se reuniram aqui para falar dos projetos idealizados, como o porte de arma do agente penitenciário, auxílio alimentação e o PCRR. O presidente do sindicato [Lindomar Sobrinho] concedeu a mim a palavra  e estou declarando o fim da operação padrão dos agentes, porque acreditamos no governo que dias melhores virão”, declarou.