Cotidiano

Agroindústria para processamento do cupuaçu é inaugurada em Pacaraima

Será inaugurada hoje, 5, a ‘Cupuaçu Forte’, primeira agroindústria voltada para o beneficiamento pós-colheita do cupuaçu, na Feira do Produtor do município de Pacaraima, região norte do Estado. O local possui capacidade para processar até 100 quilos de polpa por hora, podendo beneficiar mais de 80 produtores por meio da agregação de valor e comercialização de produtos a base de cupuaçu, como geleias, polpas, doces e biscoitos.

Conforme a pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maria Fernanda Durigan, a ideia da agroindústria surgiu através do programa ‘Fortalecimento da Produção de Cupuaçu e de seus Subprodutos no Extremo Norte do Brasil’, realizado em parceria com a Aliança de Integração e Desenvolvimento das Comunidades Indígenas de Roraima (ALIDCIRR), Prefeitura de Pacaraima, Sebrae e com patrocínio da Petrobras. Iniciado em 2003, o projeto conta com pesquisas e ofertas de cursos de capacitação aos produtores de Roraima.

“Estamos realizando experimentos em nossos laboratórios para mostrar aos produtores opções de produtos a base do fruto na agroindústria, como geleias e biscoitos. Na primeira fase do projeto foram mostrados os benefícios dos mais diversos frutos e agora será a fase de utilização deles na agroindústria. Iremos também oferecer treinamentos para manejo dos equipamentos e receitas de alimentos a base do cupuaçu”, explicou.

Para ela, a unidade de produção de alimentos vai aquecer o empreendedorismo local abrindo possibilidades de negócio com subprodutos do cupuaçu no Estado. “O propósito da agroindústria será mostrar aos produtores que a exploração do cupuaçuzeiro é possível economicamente através da produção de alimentos com valor agregado”, explicou enfatizando as várias possibilidades de utilização da polpa da fruta, como no preparo de sucos, sorvetes, tortas, licores e geleias.

O espaço conta com três ambientes, sendo um para recepção de frutos, destinado à lavagem e higienização, uma área para processamento, com despolpadeira, fogões e equipamentos para extração de óleo, e uma área de comercialização e escritório.