Cotidiano

Amigos do Rio recolhe mais de uma tonelada de lixo do Rio Branco

O objetivo da ação é o envolvimento da sociedade na retirada de resíduos dos rios para sensibilizar sobre a importância de preservação das águas

A 8ª edição do projeto Amigos do Rio, retirou mais de uma tonelada de lixo do Rio Branco na manhã deste domingo, 26. A ação ocorre sempre no mês de março, em alusão ao Dia Internacional da Água, para sensibilizar a população quanto à preservação dos recursos hídricos no Estado.

De acordo com o presidente da Femarh, Rogério Martins, o objetivo principal do projeto é a mobilização da sociedade para conscientizar todos sobre a importância de cuidar das águas de Roraima.O evento é realizado pelo Governo de Roraima, por meio da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

“Em todas as edições, nós envolvemos a sociedade em geral. Hoje, estamos com várias instituições e cidadãos comuns aqui presentes neste momento de sensibilizar as pessoas e convencê-las de proteger o meio ambiente. É só olhar para essa quantidade de resíduos e ver o quanto estamos agredindo nossas águas”, argumentou.

A novidade deste ano foi a participação da Agemarc (Associação Global de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Boa Vista) e da Associação Terra Viva de Catadores de Materiais Recicláveis de Roraima. Os catadores fizeram a coleta seletiva no local e reciclarão cerca de 100 quilos de material.

A presidente da Agemarc, Isabel Sousa, agradeceu o convite que foi feito pela parceira Eletrobrás. “Nós entendemos que é muito importante nossa participação nesses eventos, pois nosso trabalho tem uma importância muito grande, porque retiramos resíduos do meio ambiente. Só temos a agradecer por esse convite”, disse.

O Amigos do Rio contou com a parceria da Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), da Cipa (Companhia Independente de Polícia Ambiental), da Eletrobrás, da DPMA (Delegacia de Polícia de Meio Ambiente), da Vigilância Sanitária do Estado, do Corpo de Bombeiros, da Associação dos Barqueiros e da Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

A ação contou a com a presença de cerca de 100 voluntários que ajudaram na retirada de resíduos. A aluna do curso de Serviço Social da Faculdade Estácio Atual, Sádina Honorato, resolveu participar do projeto por causa de um trabalho solicitado em uma disciplina, mas ao chegar à ação mudou de visão.

“Eu vim por causa do trabalho que tenho que entregar na faculdade, mas quando cheguei aqui me sensibilizei, pois a atuação do homem no meio ambiente tem prejudicado bastante os rios do nosso Estado e nós necessitamos dessa água diariamente”, enfatizou. (Ascom Femarh)