Cotidiano

Aneel anuncia reajuste estimado de 8,5% na tarifa de energia em Boa Vista

Agência reguladora convocou a população para uma audiência pública para obter informações adicionais com objetivo de reconhecer aumento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou mais um reajuste na tarifa de energia elétrica em Boa Vista. Conforme comunicado da agência reguladora, a partir do dia 1º de novembro deste ano, os consumidores pagarão cerca de 8,5 % mais caro na conta de luz.

Conforme a Aneel, o acréscimo tem como referência a receita verificada entre novembro de 2015 a outubro de 2016 em toda a área de atuação (capital e interior). “As tarifas atualmente praticadas estão bastante defasadas, tendo em vista que somente a diferença obtida já é superior a cobertura de custos atualmente auferida”, justificou.

AUDIÊNCIA PÚBLICA- A Agência também está convocando interessados a participar de uma audiência pública com objetivo de obter informações adicionais para o reconhecimento de ajuste no valor de R$ 22.018 milhões na Parcela B a ser considerada no próximo processo tarifário.

A Parcela B representa os custos diretamente gerenciáveis pela distribuidora, no caso a Eletrobras Distribuição Roraima. São custos próprios da atividade de distribuição que estão sujeitos ao controle ou influência das práticas gerenciais adotadas pela empresa.

Para fins de cálculo tarifário, a Parcela B é composta de Custos Operacionais, Receitas Irrecuperáveis, Remuneração de Capital e Cota de Depreciação. Além disso, é subtraída da parcela compartilhada de Outras Receitas.

Os custos de Parcela B são revisados a cada 4 anos, a depender do que consta do Contrato de Concessão ou Permissão.

As sugestões podem ser encaminhadas no período de 27/9 a 16/10/17 para o e-mail: [email protected] ou para para o endereço ANEEL – SGAN Quadra 603 – Módulo I Térreo/Protocolo Geral, CEP 70.830-110, Brasília–DF.