Esporte

Atletas do MakuxiRugby aderem a campanha nacional de doação de sangue

Os atletas do MakuxiRugby Clube aderiram à campanha nacional de doação de sangue “Doe Sangue, Jogue Rugby”. A campanha visa salvar vidas em todos os estados do Brasil, e vai ao encontro de um dos cinco princípios do rugby, a solidariedade. Os demais princípios são respeito, paixão, disciplina e integridade.

A campanha, que teve início no ano de 2015, é organizada pela equipe GuaicurusRugby Clube, do Município de Três Lagoas-MS, e no ano de 2017, obteve adesão de mais 70 clubes de rugby do Caburaí ao Chuí, e Roraima não ficou de fora.

Segundo o presidente do MakuxiRugby, Rodrigo Oliveira, o objetivo do clube é fazer uma grande mobilização de todos os atletas do clube, bem como dos amigos e familiares para que participem da campanha e façam da doação de sangue uma rotina, dando sua contribuição de ajuda ao próximo.

O capitão do time, Stallonny Maia, relembra que, apesar da adesão à campanha nacional “Doe Sangue, Jogue Rugby” em 2017, o Makuxi realizou ação semelhante em 2016, quando os atletas se reuniram e realizaram doações no Hemocentro de Roraima.

A campanha será realizada no mês de fevereiro em todo o Brasil. Em Roraima, o MakuxiRugby e seus atletas farão a divulgação através das redes sociais, convidando toda a população para que realizem as doações nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2017, no Hemocentro de Roraima, localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR. O horário de funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

O doador deve ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 kg, e apresentar documento com foto. Outros pré-requisitos são: não poder estar em jejum, ter repousado no mínimo seis horas na noite anterior à doação, não ter fumado duas horas antes da doação, não consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e evitar ingerir alimentos gordurosos.