Cotidiano

Autônomo lucra vendendo espetinho de carne

O trabalho no setor da construção civil era pesado, por isso Wikson da Costa, de 44 anos, decidiu trocar de profissão e hoje, passados 17 anos, é um dos mais bem-sucedidos vendedores de espetinho de carne de Boa Vista. Ele disse que foi o primeiro a vender espetinho em uma bicicleta adaptada com churrasqueira. Há mais de 10 anos, o “Baixinho do Espetinho”, como é mais conhecido, vende a comida na frente de uma loja na Av. das Guianas, no bairro São Vicente, zona Sul da cidade.

A clientela do “Baixinho” já é certa e ele vende todos os dias uma média de 400 espetinhos, que são acompanhados por um copinho de farofa ou macaxeira. O espetinho custa R$ 1,50 e o movimento não para, principalmente na hora do almoço. Muitos taxistas de lotação param lá para fazer uma “boquinha”.

“Sempre venho aqui almoçar. Como uns quatro espetinhos com farofa e macaxeira, e pronto. Volto para o trabalho de barriga cheia. O espetinho do Baixinho é gostoso, a carne é macia e o melhor é que é bem baratinho”, frisou o taxista de lotação Antônio Rodrigues, de 39 anos, morador do bairro Centenário, zona Oeste.

Mas Baixinho disse que, no começo, foi um pouco difícil. Ele foi a Manaus (AM) e lá copiou a ideia de um autônomo que vendia espetinho de carne em uma bicicleta adaptada com churrasqueira. “Então voltei para cá e adaptei a minha bicicleta. Estou há 17 anos neste ramo e daqui tiro o sustento da minha família. Criei meus quatro filhos com dinheiro daqui, vendendo espetinho de carne”, ressaltou.

O público alvo dele é amplo, indo de crianças a idosos de todas as classes sociais. Mesmo com a grande concorrência hoje, ele disse que vende bem porque seu espetinho é saboroso e de qualidade. Ele começa a vender no começo da tarde e para por volta das 19h. “Mas se o movimento for grande, eu fico mais tempo”, disse.

O autônomo afirmou que ele mesmo prepara a carne do espetinho. “Compro a carne nos açougues e no Churrasquinho do Jô, que também vende linguiça caseira apimentada. Espero que o negócio melhore ainda mais”. (AJ)