Cotidiano

Beneficiários do “Crédito do Povo” denunciam atrasos nos pagamentos

Uma beneficiária do Programa Crédito do Povo denunciou à Folha os constantes atrasos no pagamento do benefício. O valor referente ao mês de agosto que deveria ter sido pago ontem, 31, ainda não teria sido creditado, conforme a denúncia. Há um cronograma pré-estabelecido para os pagamentos, porém ele não está sendo respeitado desde o mês de junho, com constantes atrasos, segundo a denunciante. Os beneficiários dizem que procuraram a direção do programa para saber sobre a previsão do pagamento, mas não foi obtida nenhuma resposta.

Segundo o calendário divulgado pelo governo, os pagamentos do programa são divididos de acordo com os números finais dos cartões. Cartões com finais 0, 1, 2 e 3 seriam pagos no dia 11 de agosto; cartões com finais 4 e 5 no dia 19; e cartões com finais 6, 7, 8 e 9 no dia 31.

Keila Farias é uma das beneficiárias do programa que está com o pagamento atrasado. Ela contou que o atraso está acontecendo desde julho e somente com os beneficiários que possuem cartões com finais 6, 7, 8 e 9. “Os atrasos acontecem somente com os beneficiários que recebem no final do mês. O pagamento referente ao mês de julho, que deveria ter sido pago dia 29, só foi realizado no dia 11 de agosto, e esse mês caminha para a mesma coisa”, lamentou Keila. Segundo ela, o atraso prejudica muito a família que conta com o pagamento porque realmente precisa do valor para a subsistência. A família de Keila recebe R$ 120,00 mensais do programa.

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) informou que o pagamento do Crédito do Povo está sendo realizado regularmente e não há depósitos atrasados. Ressaltou que o Governo do Estado vem cumprindo com o compromisso de pagar o Crédito do Povo dentro do mês, porém sempre que o pagamento coincidir com o dos servidores, a data será alterada. Segundo a Secretaria, esta é uma demanda da instituição bancária responsável, pois o grande número de beneficiários e servidores impossibilitaria o atendimento de todos simultaneamente.

A Setrabes informou ainda que no caso dos beneficiários do Crédito do Povo com finais de cartão 6, 7, 8 e 9 o pagamento será na próxima terça-feira, 5 de setembro.

PROGRAMA – O Crédito do Povo possui 32.246 beneficiários e injeta mensalmente na economia de Roraima R$ 3.869.520,00. Os usuários recebem o benefício por meio de um cartão magnético, que pode ser utilizado como débito ou para saque, nos caixas e agências do Banco do Brasil.

Para ter direito ao benefício, os usuários precisam atender a critérios como: ter família chefiada por mulher com filhos na faixa etária de zero a 18 anos incompletos; família com maior número de pessoas na faixa etária de zero a 18 anos incompletos, pessoas com deficiência, acometidos de doenças graves e idosos; e ter renda per capita familiar de até ¼ do salário mínimo por mês. (R.D)