Cotidiano

Boletos de 6 órgãos estaduais poderão ser pagos em caixas do Banco do Brasil

A partir de agora qualquer cidadão que tenha conta em algum banco poderá efetuar pagamento de guias ou taxas originadas de seis instituições estaduais em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil. Um convênio entre a instituição bancária e o governo do Estado foi assinado ontem, 28, e firmou a parceria.

De acordo com o superintendente Estadual de Negócios, Varejo e Governo do Banco do Brasil, Álvaro Ferting, Roraima passa a ser a quinta unidade da federação a formalizar o convênio, juntando-se aos estados de São Paulo, Paraná, Maranhão e Acre. “A partir desse momento, as guias e taxas desses entes que fazem parte do convênio poderão ser pagas nos terminais de autoatendimento do BB com o cartão do banco de origem do cliente, ou seja, clientes da Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Santander, Basa ou outra unidade bancária vão poder realizar esse trâmite indo até um de nossos caixas com o seu cartão, no horário de atendimento das 06 horas até as 21 horas tanto em Boa Vista como nos demais municípios do Estado”, contou.

Conforme o superintendente, diferentemente do que ocorreu nos quatro primeiros estados, onde apenas o Departamento Estadual de Trânsito figurou como ente conveniado da parceria, Roraima se destaca como sendo o único a abarcar seis instituições. “O objetivo que norteou a área tecnológica do banco nessa parceria com o governo do Estado foi oferecer comodidade a população. Toda vez que a gente está levando um horário de atendimento ou uma condição diferenciada de prestação de serviço, estamos olhando para aquilo que faz sentido para as pessoas, evitando que elas tenham que se dirigir a uma instituição para encarar uma fila ou ter um procedimento mais burocrático”, comentou.

Além do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), fazem parte do convênio a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), Companhia Energética de Roraima (Cerr), Instituto de Previdência Social de Roraima (Iper), Junta Comercial de Roraima (Jucerr) e Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz).

Com isso, todos os 135 caixas eletrônicos do BB poderão ser utilizados pela população para essa finalidade. “Esperamos que com esse convênio, num curto espaço de tempo, possamos zerar as longas filas que temos nos nossos atendimentos hoje. Além disso, com o pagamento online, o Detran poderá liberar documentação em até 40 minutos após a realização do pagamento. O que antes poderia levar até 24 horas no caso de boleto”, ressaltou o diretor do Detran Roraima, Titonho Beserra.

COMO FUNCIONARÁ – Para realizar a quitação de um boleto nos caixas do Banco do Brasil, o usuário deverá inicialmente inserir o cartão no leitor. Ao aparecer a tela de opções, ele deverá escolher a categoria “pagamentos” e, em seguida, informar qual o órgão quer realizar o pagamento. Nesse caso, é necessário que o cliente tenha em mãos o número do CPF e um telefone para contato, caso haja algum problema. Após isso, ele deverá usar o código de barras, para assim efetuar o pagamento por débito e retirar o comprovante de transação bancária.

A única exceção, segundo Fertig, é quanto ao limite de crédito da unidade bancária do cliente, que nesse caso deverá acioná-la para maiores esclarecimentos. “Se uma pessoa, por exemplo, tem conta no Bradesco, vai ao caixa eletrônico pagar uma guia da Caerr no valor R$ 1 mil, mas no seu banco de origem o limite para pagamento é de R$ 500, ela não irá conseguir efetuar o pagamento. Neste caso recomendamos que essa pessoa procure seu gerente e solicite o aumento do limite”, sugeriu o superintendente.

Questionado sobre a possibilidade de utilizar o serviço por meio de aplicativos de internet banking ou mobile, Álvaro Fertig informou que ainda não há uma previsão de fornecimento do serviço para esse tipo de plataforma. “O banco ainda não tem uma previsão de disponibilizar o serviço para o celular”, concluiu. (M.L)