Cotidiano

CIEE oferta dez vagas para programa Jovem Aprendiz

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Boa Vista abriu dez vagas para o Programa Jovem Aprendiz. Pessoas com idade de 14 a 24 anos que nunca trabalharam com Carteira de Trabalho assinada podem se candidatar a cargos nas áreas administrativas, de comércio e varejo.

A assistente administrativa e supervisora em exercício, Francieny Santana, disse que quem ainda não está cadastrado pode fazê-lo acessando o site ciee.org.br. Além do encaminhamento para as empresas, há diversos cursos de capacitação disponíveis no prédio e mais de 40 à distância feitos pelo site do CIEE. “Enquanto que o emprego ensina a prática, ensinamos a teoria em um acompanhamento com duração de até dois anos desde que o jovem foi contratado”, explicou.

Com 385 Jovens Aprendizes trabalhando hoje graças ao CIEE, Francieny Santana afirmou que quase todas as empresas privadas e órgãos públicos do Estado já são parceiros do Centro. Mesmo quando não há vagas abertas, os jovens podem realizar os cursos gratuitos e adicioná-los em seus currículos.

Há opções nas áreas de administração, informática, atendimento ao público, dentre outros. “O Programa Jovem Aprendiz abre portas para os jovens em situação de vulnerabilidade que nunca tiveram oportunidades de serem inseridos no mercado. Por semana, mais de 30 deles vêm aqui ou ligam à procura de trabalho. É uma demanda muito grande, queria ter vagas suficientes para atender todos”, comentou a assistente.

PROGRAMA – O Programa Jovem Aprendiz foi regulamentado em 2005 pelo Governo Federal e absorve pessoas de 14 a 24 anos que frequentam a escola na modalidade regular ou em supletivos e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A preferência é por pessoas de baixa renda. Todas devem fazer cursos de qualificação. O emprego só pode durar seis horas diárias, mas os benefícios são os mesmos de um trabalhador comum de carteira assinada: vale alimentação e vale transporte são alguns deles.

Uma extensão do Jovem Aprendiz é o Programa Pronatec, pelo qual jovens a partir de 15 anos e estudantes de escolas públicas podem trabalhar em micro e pequenas empresas. (NW)