Política

“CPI é factoide forjado pela oposição”, diz governo

Governo afirma que Suely Campos atua no estrito cumprimento do seu dever legal

Em relação ao relatório da CPI do Sistema Prisional, o Governo de Roraima afirmou por meio de nota que o pedido trata-se de factóide criado pela oposição da Assembleia Legislativa na tentativa de desestabilizar o governo.

“Nos últimos dias, parlamentares declararam ‘guerra’ ao governo nos meios de comunicação, o que se deu após autorização do Poder Judiciário para abertura de inquérito para apurar supostas ilicitudes no pagamento de diárias no âmbito da Assembleia Legislativa. Estranhamente, após a publicação de tal decisão, os membros da CPI votaram relatório na tentativa de incriminar a chefe do Executivo” disse o governo

A nota afirma ainda que a governadora Suely Campos (PP) atua no estrito cumprimento do seu dever legal “trabalhando incansavelmente para reconstruir Roraima, estado que recebeu endividado, sucateado e abandonado, por atos inconsequentes e irresponsáveis daqueles que ora se apresentam como oposição”.

A secretaria de comunicação social do governo de Roraima disse ainda que desde que assumiu o governo, em 2015, Suely Campos vem promovendo uma série de ações para melhorar o sistema prisional

“Pela primeira vez, em 28 anos, a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo está passando por reforma e adequação na estrutura física. O governo construiu uma muralha com passarela e instalou câmeras de videomonitoramento e concertinas, oferecendo maior segurança”.

O governo citou ainda que também houve melhoria na qualidade da alimentação dos presos e que a gestão penitenciária providenciou, juntamente com o Poder Judiciário, a transferência de líderes de facções criminosas para presídio Federal de segurança máxima.

“Recuperamos os convênios para retomar as obras de ampliação da Cadeia Pública de Boa Vista e do presídio de Rorainópolis, que a gestão anterior simplesmente abandonou. Além disso, os agentes penitenciários receberam novos alojamentos, armamentos e equipamentos próprios de segurança, além do auxílio-alimentação e da Gratificação de Serviço Voluntário”

O Governo destacou ainda que construirá um novo presídio, com os recursos recebidos do Ministério da Justiça.

“No que se refere às denúncias de inconsistências na aplicação dos recursos repassados pelo Ministério da Justiça, a governadora Suely Campos promoveu mudanças no comando da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) e determinou a abertura de procedimento administrativo para a apuração isenta e responsável dos fatos” disse.

Quanto à CPI, a Sejuc afirmou que disponibilizou todos os documentos, notas fiscais, contratos e processos que tratam das melhorias no sistema prisional. “O Governo reconhece e respeita o papel fiscalizador do Poder Legislativo, mas não vai se curvar diante de factóides irresponsavelmente forjados com o propósito de desestabilizar uma administração que está promovendo o desenvolvimento econômico e social de Roraima, com a confiança da população.”