Cotidiano

Câmara aprova projeto que incentiva doação de sangue entre jovens

O programa tem a finalidade de sensibilizar os alunos da rede pública municipal sobre a importância de doação voluntária de sangue

A Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) aprovou, na sessão dessa terça-feira, 11, o projeto de lei 038/2017, de autoria do vereador Ítalo Otávio (PR). A proposta, que segue agora para sanção ou veto do executivo municipal, é denominada “Doadores do Futuro” e tem como objetivo incentivar jovens à doação de sangue.

O programa tem a finalidade de sensibilizar os alunos da rede pública municipal sobre a importância de doação voluntária de sangue. O projeto prevê a realização de palestras e campanhas para os alunos, familiares e a comunidade no entorno das escolas durante o período de aulas.

O projeto já havia sido aprovado na Casa, em junho, por 18 votos favoráveis, mas foi novamente colocado em votação para quem fossem feitos algumas emendas. A proposta também prevê a colaboração de profissionais específicos da área de hematologia e parceiros ligados às atividades da saúde para mostrar a importância da doação de sangue.

“É importante ressaltar que atualmente os estoques dos bancos de sangue do Estado são considerados baixo, com riscos de morte para quem sofre um acidente ou realiza uma cirurgia, por exemplo”, destacou o vereador Ítalo Otávio.

Segundo ele, a conscientização deve ser feita nas unidades de ensino do município por meio de produção de trabalhos. “O incentivo do ato da doação de forma consciente e responsável tem que ser feito, seja por cartazes, slogans, panfletos em locais de grande circulação de público, entre outras atividades”, disse.