Cotidiano

Campanha ‘Dia de Cooperar’ 2017 é lançada em Roraima

A campanha nacional Dia de Cooperar 2017 (Dia C), que tem como objetivo estimular as cooperativas a desenvolver projetos sociais nas comunidades que estão inseridas, foi lançada na tarde de ontem, 26, no auditório do Sistema Faerr/Senar localizado na Avenida Major Willians, bairro São Francisco, zona Norte do Estado. Este ano, o Dia C traz o slogan “Atitudes simples movem o mundo”.

Segundo a coordenadora da campanha, Silvia dos Santos, as cooperativas são estimuladas a desenvolver projetos sociais para mostrar a importância do lado econômico e social às comunidades, de modo que os projetos não sejam feitos de formas pontuais, e sim contínuos, a fim de que as próprias empresas possam realizar alimentação constante às comunidades. “A cooperativa tem o foco econômico como principal, então a partir do momento que se interessa pelo social, mostra a importância que tem no contexto socioeconômico do Estado”, disse.

Apesar de ter sido lançada ontem, a campanha ocorre desde o início do ano a nível nacional. Silvia explicou que, a partir do lançamento, cada projeto apresentado já passa a ser desenvolvido. No dia 1º de julho é realizada a celebração nacional do Dia C, feita de forma simultânea junto a todas cooperativas do Brasil. A coordenadora ressaltou que é o momento de celebrar as atividades que são realizadas.

Nos últimos três anos, Silvia relatou que cerca de 30 empresas têm realizado atividades nas comunidades. Até o momento, aproximadamente 70 cooperativas estão registradas no sistema estadual. “Diante das duas últimas versões do evento, percebemos que está havendo uma ascensão na procura das cooperativas nos meios sociais”, declarou.

Para o lançamento, as cooperativas do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Roraima (OCB/RR) foram convocadas. Conforme o presidente da OCB/RR, Sílvio de Carvalho, o papel das cooperativas ao fomento da economia do Estado é de suma importância pelo fato de estarem inserida no seio da comunidade. Além disso, destacou que as cooperativas são diferentes de empresa mercantil. “É uma sociedade formada por, no mínimo, 20 pessoas, de maneira que todos podem entrar independente da quantia de recurso”, disse.

O presidente da Unitar, Igleison Gomes, disse que a campanha Dia C já virou uma realidade no meio das cooperativas. “Tiramos o dia para celebrar a ideia de cooperar. Já fizemos ações na Cadeia Pública e no ano passado fizemos uma corrida, sempre é uma novidade”, pontuou. Para o presidente da Minerar, Lino Oliveira, Roraima só tem a ganhar. “É uma ação bonita contribuir com os outros, ajudar fazendo divertimento. Precisamos contar cada vez mais com outras pessoas”, declarou.

INSCRIÇÃO – Para se inscrever, a cooperativa, individualmente ou em parceria com outras cooperativas, é preciso preencher, obrigatoriamente, o formulário online no site diac.brasilcooperativo.coop.br. No mesmo endereço está disponível o regulamento de participação. (A.G.G)