Cotidiano

Campanha contra sarampo tem faixa etária ampliada

Adultos até 49 anos ou crianças sem registro de vacinação devem se vacinar contra o sarampo.

A campanha de vacinação contra o sarampo que começa neste sábado, 10, e vai até o dia 10 de abril terá a faixa etária ampliada, em razão do alerta da doença na capital e para isso fazem parte do público-alvo, crianças a partir de seis meses de idade e adultos até 49 anos.

A superintendente de atenção básica de Boa Vista, Érika Madelaine explica o motivo da redução da faixa etária. “O calendário vacinal preconiza a primeira dose da vacina aos 12 meses de idade, porém, em casos de bloqueio e surtos a idade pode ser reduzida para alcançar crianças a partir dos seis meses de vida, promovendo maior segurança e evitando propagação do vírus”.

Erika explica, porém, que as crianças com menos de um ano que receberem a vacina antecipada, devem seguir o esquema vacinal preconizado normalmente com uma dose aos 12 meses e aos 15 meses.

“As crianças devem receber outra dose da tríplice viral aos 12 meses e a dose da tetra viral aos 15 meses, seguindo o esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde, pois com menos de um ano de idade, a criança está com o sistema imunobiológico em formação e pode não ter uma resposta na formação de anticorpos necessários a desenvolver proteção duradoura, para ser considerada protegida”, destaca.

Todas as pessoas até os 29 anos de idade, deverão ter duas doses da vacina tríplice viral em seu cartão de vacina caso não tenham o registro serão vacinadas com a primeira dose e aprazado uma segunda dose para 30 dias. Pessoas de 30 a 49 aos de idade que não tenham sido vacinadas na idade correta devem receber apenas uma dose da vacina tríplice viral.

Dia D – o primeiro dia de mobilização acontece neste sábado, 10, com a finalidade de alcançar o maior número possível de pessoas ainda não imunizadas. Ao todo serão 50 pontos fixos de vacinação, entre unidades básicas de saúde, creches, escolas, shoppings e terminais de ônibus e uma equipe móvel percorrerá os principais semáforos da cidade. Foram disponibilizadas somente para o Dia “D” 50 mil doses de vacina.

O secretário municipal de saúde, Claudio Galvão reforça a importância da participação de todos. “É imprescindível que os pais e responsáveis se juntem a nós nesta grande mobilização e leve seus filhos que por algum motivo ainda não foram vacinados, para que sejam imunizados. Todos juntos venceremos o sarampo”.

Quem deve tomar a vacina:

Crianças a partir de seis meses de vida;

Adultos até 49 anos ou crianças sem registro de vacinação contra o sarampo.