Esporte

Caxiense desiste, e FRFS cancela o Estadual

Descompromisso de atletas e a falta de patrocínio para contratar foram os principais motivos para o Caxiense optar pela desistência

Por conta da desistência de última hora do Caxiense, a Federação Roraimense de Futsal (FRFS) decidiu cancelar o Campeonato Roraimense de Futsal Feminino de 2014, que contaria ainda com a participação de Real Madrid, Atlético Valência e Independente.
A princípio, a abertura da competição havia sido adiada do dia 27 de outubro para a última segunda-feira, 3, por conta da indisponibilidade do ginásio Alamir Casarim, na primeira data. Horas antes do primeiro jogo, entre Real Madrid e Caxiense, a FRFS enviou uma nota aos clubes e à imprensa informando o cancelamento do certame.
À Folha, o presidente da FRFS, Osmar de Matos, criticou o descompromisso de atletas, motivo do cancelamento. “As equipes ficam reféns de atletas que não querem treinar. É uma pena que isso afete aquelas que se dedicaram aos treinos, lamentavelmente”, disse. “A Federação não tem obrigatoriedade de realizar uma competição a qualquer custo, de qualquer jeito. Ela realiza quando dá para realizar”.
O mandatário do futsal local ainda ressaltou a mudança de postura da entidade em relação à insistência em realizar campeonatos. “Nós estamos mudando a postura da entidade em relação a essa história de ficar tentando, insistindo para que os clubes venham participar (das competições)”.
CAXIENSE – A Folha entrou em contato com o presidente do Caxiense, Cledemilton Araújo. Na oportunidade, ele explicou que a desistência se deu por conta de o clube ter apenas quatro jogadoras dispostas a disputar o Estadual, e que o restante do grupo era composto por garotas novas para a competição (na média entre 14 e 15 anos de idade) e outras, descomprometidas com os treinos.
Sendo assim, o clube teria que contratar sete atletas de outros clubes do Estado para compor o grupo. O valor estimado nas transferências seria de R$ 7 mil, o que corresponde a R$ 1 mil para cada. Por conta da falta de patrocínio para custear as despesas, Araújo optou pela desistência da equipe.
 “Não temos apoio de mais pessoas trabalhando com a gente, é um grupo ‘pobre’, não tem muitos recursos”, disse. “Para evitar que o clube venha ter uma punição – por conta de um WO durante a competição – e a gente pagar uma multa, e ser punido de participar de competições no próximo ano, optei em tirar o time. Ficaria feio para o clube e para a Federação”.