Esporte

“Clube do Ano”, a Aquática Marinho destaca conquistas de Flavia Cantanhede e Uatumã Pires

A Associação Aquática Marinho/ASSOPBM se destacou em 2016 com o troféu de Clube do Ano das Categorias de Infantil a Sênior, da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar), teve ainda a melhor treinadora Teca Marinho e mais sete troféus de Melhores do Ano com as atletas Vitória Maria Gouveia Guimarães (Mirim), Rhuan Dellon Rodrigues Ferreira (Juvenil), Amanda Nobre Gouvea (Júnior) e os destaques com melhor colocação no Ranking Nacional: Antonio Uatumã Almeida Pires – 24º lugar na prova de 100m Peito e Flávia Cantanhede – 12ª lugar na prova de 200m Medley.

O clube, que ainda a treinadora Kamyla Brasil, teve os atletas Rhuan Ferreira e Antônio Uatumã Pires com índice para Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação.

Como destaques, o clube teve Antonio Uatumã Pires que começou 2016 com medalhas no Campeonato do Norte Troféu Leônidas Marques, em Manaus-AM, onde conquistou o bronze nos 100m Peito com o tempo de 1’16″13 e a prata nos 50m Peito com o tempo de 32″61, batendo o recorde estadual de Roraima que antes pertencia ao atleta Greyke Terra.

Depois a meta foi o Campeonato Norte/Nordeste, Troféu Walter Figueiredo, que ocorreu em setembro em Maceió-AL, e elevou o nome de Roraima com a conquista da medalha de prata nos 50m Peito com o tempo de 31″97 (recorde estadual de Roraima). “Fiquei muito feliz com os meus resultados, mas o ano ainda não havia acabado, continuei treinando, só que com foco dessa vez no Campeonato Estadual do Amazonas, em que disputei quatro provas e consegui três medalhas nos 50m Livre (bronze com o tempo de 26″06), nos 200m Peito (prata com o tempo de 2’43″88), estabelecendo um novo recorde estadual de Roraima que antes pertencia ao atleta Delano Silva, e na prova dos 100m Peito, com o tempo de 1’10″54, que antes pertencia também ao Delano Silva”, disse.

Depois veio o Campeonato de velocidade 4 Estilos em Roraima e competiu em seis provas e medalhou em todas. Foi prata nos 200m Medley, prata nos 50m Livre, ouro nos 100m Peito, prata nos 50m Borboleta, bronze nos 100m Livre e ouro nos 50m Peito com quebra do recorde estadual de Roraima, com o tempo de 31″91.

O último foco do ano se voltou para o Campeonato Norte/ Nordeste, Troféu Renaldo Malta, que foi disputado em Maceió-AL, onde competiu em quatro provas e conquistou três medalhas de bronze, sendo nos 100 Medley com o tempo 1’07″34, nos 100m Peito com o tempo de 1’09″70 e nos 50m Peito com o tempo de 30″93, além de um 4º lugar nos 50m Livre com o tempo de 25″85.

“2016 foi de alegrias e tristezas, mas não posso deixar de agradecer ao Centro de Educação Sesc, ao Galpão, que foram fortes apoiadores, mas especialmente aos meus companheiros de equipe, aos meus pais e a minha técnica Astréa Marinho, que nunca me deixaram baixar a cabeça durante o ano e sempre estiveram me apoiando”, disse.

FLAVIA – Para a nadadora Flávia Cantanhede 2016 foi um ano puxado pelo fato de ter que conciliar os treinamentos com seu último ano da faculdade de Direito na Estácio Atual e o trabalho na Defesa Civil.

Mesmo assim, na primeira metade da temporada, o objetivo foi o Sul-Americano Universitário que aconteceu em maio em Mar Del Plata, na Argentina, e o resultado foi uma medalha de bronze nos 100m Peito e uma de prata nos 200m Peito.

No segundo semestre, os destaques ficaram para o Norte/Nordeste Troféu Walter Figueiredo, que aconteceu em setembro em Maceió-AL, onde conquistou três medalhas de prata nos 50, 100 e 200m Peito e uma de bronze nos 200m Costas, além de um 4º lugar na 6ª etapa da Copa Brasil de Maratonas Aquáticas.

Depois foi o Campeonato Estadual de Roraima, que encerrou o calendário de competições da Fedar e a atleta estabeleceu dois recordes estaduais, nos 50m Peito, com 36″12, e nos 50m Borboleta com 31″02.

Para fechar o ano, na cerimônia de premiação dos Melhores do Ano da Fedar, Flavia recebeu três premiações: Melhor Atleta Sênior Feminino; Melhor Atleta Feminino em Maratonas Aquáticas e de Melhor Atleta Feminino do Ano.

“Esta terceira se deu pelo fato de estar em 12º lugar no ranking nacional da CBDA nos 200 Medley, resultado que rendeu a minha treinadora Astréa Marinho o título de melhor treinadora do ano”, disse.

Flavia tem apoio e patrocínio do Bolsa-Atleta Municipal, Faculdade Estácio; Galpão do Moises, Top Pilates & Fisioterapia e Terras Rurais.