Saúde e Bem-estar

‘Conjuntivite viral é mais comum no verão’ diz oftalmo

Para os tratamentos, os especialistas indicam limpar os olhos apenas com água filtrada ou mineral

Coceira, irritação, ardência e olhos vermelhos são os sintomas mais comuns da conjuntivite contagiosa, a doença que é mais comum ser transmitida no verão. De acordo com o oftalmologista, Amarildo Rodrigues Melo, o incômodo caracteriza-se por uma inflamação que ocorre na conjuntiva, membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras. 

“Existem vários tipos de conjuntivite bacteriana, assim como a gripe é mais comum no frio, essa doença é mais fácil de se alastrar nos períodos mais quentes, já que o calor aumenta a disseminação do vírus. É uma doença que se pega através do ar, e quando ele está quente facilita a contaminação”, ressalta.

Outros sintomas da conjuntivite viral, como é conhecida, são a sensação de corpo estranho nos olhos, como se tivesse areia, fotofobia, sensibilidade à luz, lacrimejamento, além da secreção ao redor dos olhos. Em geral, a dor ocular pode durar cerca de duas semanas, dependendo da infecção e do vírus ou bactéria causadora.

Para os tratamentos, os especialistas indicam limpar os olhos apenas com água filtrada ou mineral. Para evitar a contaminação, o especialista indica lavar sempre as mãos.

“A forma mais fácil de pegar conjuntivite é através das mãos. Isso porque as pessoas não têm o costume de lavar as mãos com frequência, e o simples contato entre duas pessoas pode transmitir o vírus. Se uma pessoa com o vírus, tocar em algum lugar e outra pessoa tocar no mesmo lugar e passar a mão aos olhos, é bem provável que também pegue a doença”, diz o oftalmologista.

Em relação aos colírios, o médico ressalta que eles devem ser prescritos por oftalmologistas, pois existem diversos tipos e funções. Já os óculos escuros diminuem o incômodo à luz, mas não impedem a transmissão da doença.

Em caso de contaminação, veja algumas dicas para cuidar dos olhos recomendadas por médicos.

• Não coçar os olhos;
• Lavar frequentemente as mãos;
• Evitar o compartilhamento de toalhas, travesseiros e objetos pessoais, como maquiagens e óculos;
• Evitar ambientes com muitas pessoas;
• Fazer compressas com água fria e filtrada, mantendo os olhos limpos.