Saúde e Bem-estar

‘Crianças sofrem mais de otites do que adultos’, diz otorrino

Sete em cada dez crianças têm otites, as populares infecções no ouvido

As otites ou infecções de ouvido são uma das maiores causas de consulta ao otorrinolaringologista durante a infância. Isso ocorre devido à infecção que agride a orelha da criança, o que vem a provocar uma intensa dor. De acordo com o médico otorrinolaringologista Mauro Shimitz, a doença é mais popular entre as crianças porque elas possuem a orelha e o ouvido menores.

“A anatomia do ouvido e das vias aéreas são mais sensíveis em crianças pequenas, a doença pode ter várias causas, por exemplo, a infecção não bacteriana, como a alergia. Mas geralmente ocorre por infecções pela bactéria ou fungos na pele do canal auditivo”, explica o médico.

O especialista ressalta que nem sempre a otite é identificada rapidamente, caso não sejam tomadas as devidas providências, o problema pode se tornar recorrente, angustiando cada vez mais as crianças que podem perder a audição.

A otite externa aparece mais constantemente depois dos quatro anos de idade e envolve o ouvido externo e canal auditivo. O sintoma é conhecido por uma dor forte quando tocado ou puxado, já a otite média ocorre quando há uma infecção atrás do tímpano.

“Com a doença, é possível acumular fluído atrás do tímpano. Em alguns casos é necessário até uma cirurgia para remoção. Se houver o menor sinal de secreção no ouvido, que pode ser escura ou amarelada, procure ajuda de um otorrinolaringologista”, reforça o médico.

Entre os sintomas, o paciente pode apresentar dor, febre, perda da audição e otorreia, que é a presença de um líquido saindo do canal auditivo. A drenagem pode ser aquosa, com sangue, ou grossa e esbranquiçada, como pus.

Como forma de proteção à otite nas crianças, o ideal é manter as vias respiratórias sempre limpas, já que em grande parte dos casos, as infecções e inflamações nessa área causam a doença. No caso de ocorrência frequente, a criança deverá ser examinada pelo médico de forma a serem analisados os fatores que provocam a infecção.

Outros fatores que aumentam o risco de secreção no ouvido incluem:

• Resfriados e infecções das vias respiratórias superiores frequentes
• Exposição à fumaça de cigarro
• Falta de amamentação
• Crianças que ficam em creches e centros de cuidados infantis, uma vez que convivem com muitas outras crianças
• Uso de chupeta
• Falta de cuidado ao dar banho em crianças.