Esporte

Desafio Boa Vista 12 horas de MTB vai reunir 70 atletas no Iate Clube

O Desafio Boa Vista 12 horas de MTB começa às 20h deste sábado, termina às 8h da manhã de domingo e será realizado num circuito de 1.7 km na mata do Iate Clube de Boa Vista

Pelo menos 70 ciclistas de sete equipes mistas vão disputar as primeiras colocações do Desafio Boa Vista 12 horas de MTB, prova que começa às 20h deste sábado e termina 12 horas depois, às 8h da manhã de domingo, e será realizada num circuito de estrada de chão de 1.7 km na mata do Iate Clube de Boa Vista, no Bairro Caçari. Vence a equipe que realizar mais voltas completas do circuito dento das 12 horas estipuladas.

Estão na briga pelo título as equipes Brutos do Lavrado, Coyotes e Amigos I, Coyotes e Amigos II, Infinity, Over Bike, Raposas Bikes e Corrida e, X-Tudo.

“É uma prova de resistência, técnica do atleta e tática da equipe, que tem que saber a hora certa de fazer a troca de atleta na prova”, explicou Hélio Zanona, um dos organizadores.  

O objetivo da prova é completar o maior número de voltas no circuito dentro do prazo de 12 horas. Em caso de empate no número de voltas, o critério de desempate será definido por aquele que terminar na frente, isto é, com menor tempo.

Zanona informou que a largada será como em uma corrida de mountain bike, com todos os competidores, sendo um atleta de cada equipe, alinhados no gate, e que será obrigatoriamente realizada por uma atleta do sexo feminino.

Cada uma das sete equipes é composta por dez atletas, sendo que cada equipe terá que ter, no mínimo, uma atleta feminina e nomear um capitão que será responsável por informar ao árbitro sobre as trocas de atletas durante a prova e ser o intermediador em caso de comunicação equipe e árbitro.

Como segurança, os atletas devem estar de capacete e as bicicletas terem iluminação frontal branca ou amarela, e traseira vermelha. Durante o período noturno da prova será obrigatório o uso de farol e pisca-pisca  traseiro, instalado no canote do selim e piscando. Não será permitido pisca-pisca no bolso da camisa ou em qualquer outro local que não seja o indicado no regulamento.

Haverá penalização de um minuto, que será aplicado a qualquer momento durante a prova, para aqueles que não estiverem com o acessório ligado durante sua permanência na pista e no horário do uso obrigatório.

Atletas do sexo masculino só poderão participar após a abertura do revezamento, que será a partir da terceira volta.

TROCAS – Após a 3ª volta completa da prova, serão liberadas as trocas entre atletas das equipes. Caso haja formação de fila no funil de trocas o atleta deverá aguardar sua vez. Aqueles que tiverem que sair do circuito em caso de quebra ou qualquer outro motivo, deverá sair pela área de troca e só poderá retornar após as trocas serem liberadas.

Cada atleta da equipe deverá obrigatoriamente completar o mínimo de 8 voltas. No ato da troca, o ciclista que estiver na pista deverá entregar a “pulseira de revezamento” da equipe ao próximo ciclista. Ambos os ciclistas deverão estar parados. Será punida com um minuto a equipe que fizer a troca da pulseira em movimento.

“Haverá uma linha demarcada pela organização para retirada da pulseira. O ciclista deverá passar a pulseira somente no local de troca. O ciclista só poderá entrar na pista com a pulseira de revezamento colocada no braço, o ciclista não poderá retirar essa pulseira de troca antes da linha de troca. Caso algum atleta tire antes da linha, a equipe levará penalização de um minuto a ser cumprido em qualquer horário determinado pela organização”, disse.

TÉRMINO – A competição será encerrada 12 horas após a largada, onde a prova estará encerrada para todas as equipes que passarem pelo controle até esse período estipulado. Os competidores que passarem pelo controle depois de concluído o tempo estipulado das 12 horas de prova não terão suas voltas computadas.

PREMIAÇÃO  – Serão premiadas as três primeiras equipes mais bem colocadas, e haverá medalhas de participação para todos os participantes que completarem a prova.