Polícia

Detento da Pamc morre asfixiado

O detento da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), Felipe France Fidelis Lemes, de 33 anos, morreu na noite da terça-feira, dia 17, em decorrência de uma asfixia. Ele chegou a ser socorrido ao Pronto Socorro Francisco Elesbão por agentes penitenciários, mas não resistiu e morreu antes de dar entrada na unidade de saúde.

De acordo com os agentes que estavam de plantão, os presos começaram a bater nas grades das celas, por volta das 22h30, informando que um dos detentos estava desmaiado. Por motivo de segurança, a Polícia Militar foi acionada para entrar nas dependências do presídio e fazer a retirada do preso que estava com o quadro de saúde considerado grave.

Um veículo utilizado exclusivamente para o serviço penitenciário levou o presidiário ao Hospital, no entanto, quando deu entrada no grande trauma, os médicos constataram o óbito e aconselharam que o corpo deveria ser encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A equipe encaminhou o corpo ao IML e retornou à Pamc para confecção do Relatório de Ocorrência e expedição de requisição cadavérica. Na manhã de ontem, 18, o exame de necropsia foi realizado e o corpo liberado pela família.

A cópia do laudo relata que a causa da morte foi por asfixia, mas que, pelas circunstâncias, não seria possível afirmar se Felipe foi vítima de um homicídio, de uma tentativa de suicídio ou se morreu em consequência de problemas de saúde, uma vez que já tinha apresentado um quadro de problemas respiratórios em outra ocasião. (J.B)