Polícia

Dupla tenta roubar moto de haitiano e é detida por populares

Na noite da quinta-feira, dia 12, a rua dos taxistas, no bairro Pricumã, zona oeste de Boa Vista, foi local de mais um crime praticado nas vias públicas da Capital. Dessa vez a vítima foi um haitiano, de 23 anos, que trafegava em seu veículo quando foi abordado por uma dupla composta por Vinícius da Silva Freitas, de 24 anos, e um adolescente, de 15 anos.

A vítima contou aos policiais que estava pilotando sua moto quando em determinado momento os dois indivíduos ficaram no meio da rua e receberam a colisão de frente. Tanto o motociclista quanto a dupla acabaram caindo. Os dois suspeitos ficaram com vários hematomas resultantes da batida.

Revoltados, os elementos passaram a agredir o estrangeiro com socos e pontapés. Depois da sessão de violência, tentaram roubar a moto, mas foram surpreendidos por populares que ouviram os gritos de socorro da vítima. Mesmo assim, os elementos pegaram o capacete e começaram a correr, no entanto, foram perseguidos pelas testemunhas e detidos.

Quando a guarnição da Polícia Militar (PM) chegou ao endereço da ocorrência, os meliantes já estavam rendidos, sendo imobilizados pela guarnição. O haitiano disse que um dos suspeitos atentou contra a sua vida, efetuando um disparo de arma de fogo que não o acertou. Ao serem questionados sobre a arma, Vinícius contou que enquanto fugia jogou numa vegetação às margens da via.

Buscas foram feitas no local e a arma de fabricação caseira, com um projétil calibre 22, deflagrado, foi localizada. Os meliantes confirmaram o uso da arma no crime. As partes envolvidas na ocorrência foram conduzidas ao Plantão Central da Polícia Civil para que os procedimentos legais fossem adotados pelo delegado. Vinícius apresentava um ferimento no supercílio esquerdo, o adolescente estava ferido na boca.

Ao fim das oitivas, a autoridade policial decidiu lavrar o Auto de Prisão em Flagrante (APF) contra Vinícius da Silva e o Auto de Apreensão em Flagrante por Ato Infracional (AAFAI) contra o adolescente. Eles ficaram detidos numa das celas da Unidade Policial até a manhã de ontem, dia 13, quando foram encaminhados para audiência de custódia com a Justiça.

A moto foi levada para a Delegacia para ser periciada antes de ser restituída ao proprietário. A arma caseira ficou apreendida e serviu como prova da execução do crime. (J.B)