Cotidiano

Educação para o trânsito é a esperança de preparar condutores mais conscientes

Na Semana Nacional de Trânsito, as ações educativas representam a esperança de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. Tanto o Governo do Estado quanto à Prefeitura de Boa Vista têm desenvolvidos ações nesse sentido. A diretora de Segurança no Trânsito (Dseg) do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Angelice Janesko, disse que o órgão tem atuado em várias frentes de trabalho nas ações com foco educativo, sempre em parceria com outras secretarias de governo. Entre os projetos destacados por ela está o Cidadão do Futuro, desenvolvido em parceria com Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

“Todos os anos, a Setrabes abre as inscrições para esse projeto, que foi criado por meio de uma Lei Estadual do ano de 2014, sendo voltado para os estudantes da rede de ensino, que tenham notas boas e que sejam de famílias de baixa renda. São 50 vagas e os selecionados são inseridos no projeto por um ano, onde eles participam de várias atividades, como estudos sobre o CTB, aulas de arte, canto e teatro, e outros. Com isso a gente os inclui dentro dessa proposta de educação para o trânsito, ou seja, eles acabam sendo os multiplicadores dessas boas práticas”, explicou.

Outro projeto com grande êxito citado por Angelice foi o Concurso de Educação Para o Trânsito. Voltado para as unidades de ensino, esse ano, a atividade contou com a participação de mais de 900 inscritos, um recorde em relação às edições anteriores. “O concurso é a iniciativa mais bem sucedida que implantamos atualmente, que conseguiu abranger um grande número de escolas nessa terceira edição. Tivemos mais de 900 inscrições, sendo que na edição anterior tínhamos conseguido pouco mais de 600. Isso mostra que a gente consegue chegar de forma imediata nesse público, que serão os condutores de amanhã”, salientou.

MUNICÍPIO – Já no âmbito municipal, cada cidade é responsável por desenvolver atividades educativas relacionadas às principais problemáticas existentes na localidade, tendo as crianças como principais agentes multiplicadores das boas práticas do trânsito.

“Todas as nossas visitas em escolas são feitas de forma lúdica, já que nós temos um público até o 6º ano do Ensino Fundamental. Nesse sentido, o desenvolvimento dessas ações é feito em parcerias com outras instituições”, ressaltou a diretora da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) de Boa Vista, Ednalva Freitas.

Segundo ela, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e o Projeto Crescer, o órgão vem realizando uma série de atividades voltadas à conscientização por um trânsito mais seguro, o que inclui palestras, oficinas com a exposição de maquete, exibição de filmes, atividades lúdicas e blitz educativa.

“Entre essas ações, nós temos a mini-cidade, que é feita junto com o projeto Crescer, que mostra aos alunos a importância da sinalização de trânsito na vida das pessoas. Temos também os nossos informativos impressos, que contém as orientações de segurança, de uma forma mais descontraída, com atividades de pintura, que de alguma forma façam com que a criança aprenda sobre o assunto”, comentou.

Para a diretora, o reforço da conscientização do cidadão por meio da educação é a única alternativa para que haja uma minimização dos efeitos causados pela imprudência no trânsito, visto que a Capital vem registrando cada vez mais aumento no número de infrações cometidas por condutores de veículos.

“Em todas as ações que participo, eu sempre digo que a criança é um aprendiz, já que futuramente ele será um condutor de veículo. Então, trabalhar essa conscientização fará com que ela se torne um multiplicador de boas ideias, pois levará isso consigo para as pessoas com quem convive. Com os jovens também, já que eles estão inseridos em uma fase de transição para a vida adulta e, com isso, terão a plena certeza do que realmente querem para a sua vida no futuro”, frisou. (M.L)