Política

Eleição da Mesa Diretora seguiu trâmite regimental, diz vereador

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Boa Vista foi tema de debate durante o programa Agenda Parlamentar, da Rádio Folha 1020 AM, no sábado, 13, com a presença do vereador Júlio César Medeiros, presidente regional do Partido Trabalhista Nacional (PTN).

A votação foi motivo de liminar, ingressada por um grupo de vereadores que questionou a legalidade das decisões tomadas em plenário durante a sessão ordinária ocorrida em fevereiro deste ano, onde ocorreu a recondução da Mesa Diretora e a formação das Comissões Permanentes. No entanto, na semana passada, a 1ª Vara da Fazenda Pública indeferiu o pedido afirmando que as medidas tomadas pela Casa eram legítimas e seguiam o que era previsto no regimento da Câmara.

O vereador Júlio César esclareceu que a votação foi realizada na data da posse dos vereadores, no dia 01 de janeiro. “Na verdade, nós temos como praxe, de acordo com o regimento da Casa, que a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal ocorra no dia da posse. Então, foi dada posse aos vereadores, à prefeita Teresa Surita e posteriormente, houve a eleição. Nós tivemos a oportunidade de ter uma eleição vitoriosa, de sermos conduzidos à mesa diretora com 11 votos”, informou.

O vice-presidente da Câmara também deu detalhes sobre a nova votação ocorrida em fevereiro que, segundo ele, foi solicitada através de um requerimento apresentado por vários vereadores presentes durante a sessão. “Em fevereiro foi solicitada uma nova eleição. Muitos vereadores assinaram esse requerimento, foi à pauta, foi aprovado pela grande maioria e foi realizada naquela sessão ordinária, uma nova eleição”, disse o vereador.

“Naquele momento só uma chapa quis concorrer, mas foram dados todos os prazos legais. Na contagem dos votos, nós tivemos a felicidade de ganhar novamente com a maioria dos vereadores e estamos agora com a missão de conduzirmos a Câmara”, afirmou Medeiros.

Sobre a liminar, o vereador reforçou que o judiciário entendeu a legitimidade, conforme o regimento da Casa e da independência dos Poderes, e que agora, o objetivo é aproximar a Câmara da população. “Existe uma responsabilidade com a Casa e com a população que busca mudança nesse momento de insatisfação com a classe política”, declarou.

PTN – Ainda durante o programa Agenda Parlamentar, Medeiros tratou sobre a mudança da sigla do PTN para o Podemos, junto com o vice-presidente regional da sigla em Roraima, Vicente Mubarac.

“O partido PTN, com mais de 70 anos de história na política brasileira, compreendeu que nessa crise política que o País se encontra, teria que se adequar. E não é só uma mudança de nome para Podemos, é toda uma forma de se fazer política. O partido compreendeu que a informação é constante, rápida, dinâmica e que é preciso aproximar o eleitor do seu representante, onde o cidadão diz como o mandato deve ser conduzido. O Podemos fará o seu primeiro congresso ainda em agosto, em data ainda a ser confirmada, para debater essa mudança”, afirmou Vicente. (P.C.)