Eleições ocorreram de forma tranquila na Capital e interior, avalia TRE

Tribunal Regional Eleitoral destacou a diminuição significativa de crimes eleitorais em comparação a eleições anteriores

Faltando pouco menos de 20% de urnas a serem apuradas no Estado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) avaliou o decorrer das eleições de 2016 como tranquila na Capital e nos municípios do interior.

Em Roraima, apenas dez urnas precisaram ser substituídas. “O índice foram de dez urnas substituídas pelo contingente reserva, foi até um número baixo em relação ao número de urnas utilizadas”, disse o presidente do TRE, Mauro Campello.

Conforme ele, a segurança foi o ponto forte das eleições. “Essa questão da segurança funcionou do jeito que queríamos, com barreiras da Polícia Rodoviária Federal em todas as estradas, a Polícia Militar e Polícia Civil em todos os municípios e a Polícia Federal fazendo as apreensões necessários”, destacou.

Campello afirmou que houve uma diminuição significativa de crimes eleitorais em comparação a eleições anteriores. “Os candidatos começaram a compreender todo o processo eleitoral e a entender que esse é o dia do eleitor. Houve uma diferença grande em relação a eleição anterior, que víamos pessoas andando e distribuindo materiais de campanha. Nessa quase não tiveram ‘santinhos’ de candidatos nas portas das seções”, frisou.

Ele anunciou que, para as próximas eleições, 92% do eleitorado de Roraima terá cobertura da votação biométrica. “Roraima melhorou muito no processo eleitoral, os eleitores e os próprios candidatos. Anunciamos que após o termino das eleições iremos fazer a biometria em Pacaraima e Amajari e vamos entregar a administração quase 92% dos eleitores do Estado com a biometria. Com isso não teremos mais mortos votando, nem pessoas votando duas vezes”, ressaltou.

A previsão informada pelo TRE é que a apuração dos votos no Estado encerre às 20h30.