Cotidiano

Entidades e Poder Público preparam ações para o Dia Internacional da Mulher

Atividades incluem serviços de todos os tipos, palestras, manifestações, filmes, almoços, atendimentos médicos e dias de beleza

O Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8, será comemorado durante boa parte do mês de março pelos órgãos estaduais, municipais e entidades. Serão em torno de 80 serviços, palestras e cursos espalhados pela capital e interiores. Confira a programação já divulgada por alguns órgãos.

Núcleo de Mulheres e OAB farão manifestação “EU PARO”

A partir das 9h do dia 8, o Núcleo de Mulheres de Roraima (Numur) e a Seccional Roraima da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RR), através da sua Comissão da Mulher Advogada e do Movimento Mais Mulheres na OAB (MMMOAB), farão a manifestação “EU PARO” em frente ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), na Avenida Glaycon de Paiva. A reforma da Previdência, o assédio, a discriminação e a todos os tipos de violência contra a mulher são o alvo do protesto.

No dia 9, a OAB realizará um almoço comemorativo na sede da seccional, na Avenida Ville Roy, bairro Aparecida. No dia 10, será exibido o filme “As Sufragistas” no Sesc Mecejana, apoiador do órgão. Mais informações podem ser conseguidas no telefone da OAB: 3198-3350.

Assembleia fará palestras e momentos de beleza

Alguns órgãos já têm programação a partir de hoje, 6. É o caso do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame), que integra a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). A segunda-feira será de palestras, em dois lugares e horários diferentes sobre Violência Doméstica: às 8h30 no Posto de Saúde do bairro Pricumã, zona Oeste, e às 10h no auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR), ambas ministradas pela deputada Lenir Rodrigues (PPS), conhecida pelo ativismo nas causas femininas.

Amanha, 7, o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas fará uma capacitação dentro da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Enquanto isso, às 9h no plenário da ALE-RR no Centro Cívico, as mudanças na Previdência Social (que é objeto da PEC 287) serão discutidas pelos membros da Comissão Especial Interna. Também vai ter palestra sobre a reforma da previdência e seus prejuízos para a mulher educadora, às 17h, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima (Sinter).

No mesmo dia, o Chame estará na Vila Maracá, no município de Amajari, a 164 km de Boa Vista realizando palestras. Assim como terá palestra na Câmara dos Vereadores do Cantá, a 38 quilômetros de Boa Vista.
Na sexta-feira, 10, será ministrada uma palestra sobre violência contra a mulher e seus direitos, capacitação sobre conhecimentos dos Poderes e elaboração de Regimentos. Tudo no Malocão da Prefeitura de Pacaraima e na cabeceira do Truaru, dentro do município. Finalizando no sábado, 11, a Procuradoria promove nos bairros Raiar do Sol e Nova Cidade, na zona Oeste de Boa Vista, momentos de beleza com vários serviços de parceiros públicos e particulares.

Setrabes terá Caravana com serviços em
várias áreas, além de cursos em Boa Vista

A Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, através da sua Coordenação Estadual de Políticas Públicas para Mulheres, e em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, promove programações ao longo do mês. Uma delas inclui a Caravana da Mulher, que passará por várias cidades.

A primeira parada é no município de Alto Alegre, noroeste do Estado. Na quinta-feira, 9, a partir das 18h30, terá orientações sobre combate às drogas na Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira. No dia seguinte, 10, das 9h às 16h no mesmo local, haverá atendimentos psicossociais e palestras sobre violência contra a mulher e atendimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A Polícia Rodoviária Federal fará campanha contra o tráfico de mulheres, a Defensoria Pública e a OAB-RR farão assistência jurídica.

Também haverá atendimento de saúde nas áreas de neurologia, dermatologia, pediatria, oftalmologia, mastologia, cardiologia e ginecologia. Será possível fazer exames; obter orientações, assistências técnicas aos produtores rurais; atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr); consultas e informações com o Instituto de Terras de Roraima (Iteraima).

A programação não para por aí. A Setrabes ainda organizará, na mesma caravana, orientações sobre nutrição na infância e adolescência com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-RR), recreação para as crianças com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti-RR), atendimentos e pré-cadastro com o Balcão de Ferramentas, cursos do Programa de Artesanato de Roraima (PAR), visitas e atendimentos do Crédito do Povo, preenchimento de fichas do passe livre do transporte intermunicipal e interestadual para deficientes. Ainda haverá visitas domiciliar da equipe da Rede Cidadania Atenção Especial, para levantar o número de pessoas com deficiência no município.

Todos estes serviços serão realizados também nos municípios de Rorainópolis, no dia 17, na Escola Estadual Padre Eugenio Possamai; em Boa Vista, no dia 25, na Escola Estadual Rittler de Lucena no bairro Nova Cidade; em Caracaraí, dia 31, na Escola Estadual Presidente Castelo Branco.

CURSO – Na capital, a Setrabes terá curso de culinária em parceria com o programa Cozinha Brasil, do Sesi-RR, voltado para as beneficiárias do Crédito do Povo. Começando hoje, ele vai até o dia 16, sempre das 8h às 12h ou das 14h às 18h na própria Setrabes. Dos dias 20 a 23 de março, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) estará nos bairros próximos ao Nova Cidade para coletar exames e fazer visitas domiciliares, entregando todos os resultados no dia 24, dia do Caravana da Mulher. E no dia 8, das 10h às 11h, haverá a palestra “Rodízios e Dietas na Saúde da Mulher”, sobre ginástica laboral, na Setrabes.

Prefeitura de Boa Vista terá almoço e atendimentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista realiza hoje, 6, palestra sobre violência doméstica com os profissionais do Chame no posto de saúde do bairro Pricumã a partir das 8h30. Também será possível fazer testes como de glicemia e pressão arterial, além de ser orientado por enfermeiros.

No dia 8, das 8h às 11h e das 14h às 18h, as mulheres poderão fazer exames de HIV, hepatite e outras doenças, bem como participar de sorteio de limpeza de pele facial e assistir a palestra da psicóloga Ingrid Nayara do Vale Marcolino, na Escola Municipal Jael da Silva Barradas.

Ao mesmo tempo, a Escola Municipal Maria Gonçalves receberá palestras, atendimento médico e de enfermagem, como preventivos e emissão do cartão do SUS. No mesmo dia 8, o posto de saúde Sayonara Dantas, no bairro Senador Hélio Campos, terá atendimentos odontológicos e médicos. Lá também será possível fazer o exame preventivo.

Já as servidoras do município de Boa Vista terão palestra sobre o universo feminino com a professora de gestão do Senac-RR Ana Beltrão, no auditório do Palácio 9 de Julho, nesta quinta-feira, 9. Em seguida, palestra sobre embelezamento, com demonstração de design de sobrancelhas.

Na sexta, 10, o Hospital da Criança terá manicure, design de sobrancelhas, limpeza facial, maquiagem, além de almoço e jantar especiais. Na terça-feira da próxima semana, 14, o CRAS do bairro Centenário terá programação para as idosas do programa Cabelos de Prata, com atendimento médico, palestra sobre saúde feminina e testes rápidos.