Cotidiano

Escolas de Caracaraí encerram ano letivo antes do previsto

Pais de alunos do Município de Caracaraí, Centro-Sul de Roraima, procuraram a Folha para denunciar o encerramento antecipado das aulas de instituições públicas de educação infantil. De acordo com as reclamações, o último dia letivo ocorreu em 30 de novembro, 21 dias antes do que estava previsto no calendário escolar. O motivo seria a falta de merenda, transporte, produtos de higiene e limpeza. A secretaria Municipal de Educação de Caracaraí nega as acusações.

Um dos pais afirmou que a Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Criança Feliz, Creche Municipal Pingo De Gente e Creche Natalina Teles Albuquerque de Aragão são as instituições que já encerraram o ano letivo. “Isso aconteceu por falta de merenda escolar, produtos de higiene e limpeza. Os funcionários dessas Instituições estão apenas cumprindo a carga horária, inclusive os professores”, acusou.

O pai Rildo Albuquerque pretende formalizar a denúncia junto ao Ministério Público de Roraima (MPRR) e solicitar a investigação. “O MP precisa investigar os recursos que são enviados pelo Governo Federal para o custeio do pagamento aos fornecedores da merenda e transporte escolar. Queremos saber por qual razão os alunos estão sendo dispensados antes de cumprirem a carga horária conforme planejado pelo conselho de educação, o que pode acarretar prejuízos ao aprendizado desses alunos. Este recurso não está sendo aplicado devidamente e requer a intervenção e fiscalização para realmente saber o que está ocorrendo”, disse.

PREFEITURA – Por telefone, a Folha conversou com o secretário de Educação de Caracaraí, Fernando Vieira. Segundo ele, o município possui 24 escolas, sendo duas creches, e nenhuma delas teve as aulas encerradas antes do prazo.

“As denúncias não procedem. Apenas as duas creches estão sem aulas atualmente e o motivo é o fim do ano letivo, como previsto. As escolas que ainda estão em aula passam por período de avaliação final dos alunos e semana que vem inicia o processo de ‘recuperação’. As creches não passam avaliações às crianças e por isso não estão mais em aulas. Tudo continua normalmente. Inclusive, algumas escolas vão terminar o ano letivo apenas no dia 21 de dezembro, por conta de readaptação no calendário escolar”, afirmou. A Folha solicitou ao secretário a cópia do calendário escolar das instituições que já estavam em período de férias e obteve resposta poucas horas depois. Vieira enviou fotos do calendário das Escolas Municipais Idelson Cortês e Criança Feliz. Em ambos os documentos o dia determinado para o encerramento do ano letivo era 21 de dezembro.