Cotidiano

Estudantes cobram reforma de escola em Rorainópolis

Além da falta de merenda e de professores, os estudantes informaram que as paredes do prédio estão rachando e que os banheiros não funcionam

Alunos da escola estadual José de Alencar, localizada no município de Rorainópolis, região Sul do Estado, vão realizar uma manifestação amanhã, 25, cobrando a reforma da instituição. Além da falta de merenda e de professores, os estudantes informaram que as paredes do prédio estão rachando, os banheiros não funcionam e não há sistema de ventilação nas salas. À Folha, os alunos relataram que a reforma foi anunciada pela direção no início do ano letivo de 2017, mas até o momento nada aconteceu.

Uma estudante do 2º ano da instituição, que preferiu não se identificar, ressaltou que a cobrança pela reforma já foi direcionada ao Governo do Estado, mas nada foi feito. Pela falta de ventilação nas salas, ela frisou que os alunos do período da manhã e da tarde são os mais prejudicados pela alta temperatura. Além de não ter ventilador na sala, ela declarou que as centrais de ar só funcionam na biblioteca, secretaria, sala dos professores e direção.

OUTRO LADO- Em nota, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) afirmou que o processo de licitação para a reforma da escola estadual José de Alencar está em andamento na Comissão Setorial de Licitação na Secretaria de Infraestrutura (Seinf) e que, assim que for concluído o processo, uma empresa será contratada para executar o trabalho.

A Seed destacou que há 12 anos a escola não recebe nenhum serviço de reparo. Durante a obra, os alunos serão remanejados para o prédio da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e para a escola Antônia Tavares. Até o momento, a pasta informou que a instituição atende  845 alunos, inclusive com Ensino Médio de Tempo Integral.