Cotidiano

Evento da igreja adventista deste fim de semana terá como tema Violência Contra a Mulher

Evento “Quebrando o Silêncio” contará com passeata pró-vida, fórum de debates e corrida

Como parte da programação haverá a corrida “Mexa-se Pela Vida” no domingo, 27, cujo ponto de largada será em frente a Escola Adventista de Boa Vista

A programação do evento “Quebrando o Silêncio”, voltada ao debate da temática violência contra a mulher, será realizada de forma gratuita na praça Germano Sampaio, no bairro Pintolândia, zona oeste da capital, no sábado, 26.

O evento é fruto de um projeto promovido pela igreja adventista desde 2002 em todo o Brasil e em mais sete países da américa do sul, com o objetivo de todo quarto sábado de Agosto, dia de ênfase contra o abuso e a violência, ativar o debate junto à sociedade em relação aos diversos tipos de violência praticados dentro da sociedade.

Segundo uma das organizadoras do evento em Boa Vista, a advogada Dolane Patrícia, é importante tratar de tal assunto no estado visto que o estado possui estatísticas preocupantes, que costumam ganhar destaque na mídia nacional.

O evento contará com a passeata “Mulher Mais”, a partir das 15 horas, como uma forma do público feminino manifestar sua insatisfação com o tratamento que é reflexo dessas estatísticas. Em seguida, às 16 horas, ainda na praça Germano Sampaio, ocorrerá um fórum de debates com autoridades judiciárias do estado para debater algumas das problemáticas da violência contra mulher.

Além da programação voltada ao debate no sábado, haverá a corrida “Mexa-se Pela Vida” no domingo, 27, cujo ponto de largada será em frente a Escola Adventista de Boa Vista, próximo a Igreja Adventista do Sétimo Dia, no Centro. A inscrição para a corrida pode ser feita na própria escola com o preço de 30 reais.

A programação do “Quebrando o Silêncio” também já vem realizando a exposição fotográfica “Nunca Me Calarei, que esteve na entrada do Roraima Garden Shopping  até o dia 22 e atualmente está sendo exibida no Shopping Pátio até o dia 25 de Agosto.

ESTATÍSTICAS – Roraima é considerado o Estado brasileiro mais letal para mulheres e meninas. Segundo relatório apresentado em Julho deste ano pela Organização Não Governamental HumanRightsWatch, a média de homicídios no estado cresceu cerca 139% de 2010 para 2015, atingindo a marca de 11,4 homicídios para cada 100 mil mulheres. Isso representa quase o triplo da média nacional, que é de 4,4.

Em 2016, cerca de 4.700 ocorrências de casos de violência contra a mulher foram feitas através do 190 da Polícia Militar de Roraima. Entretanto, ainda existem muitos abusos que acabam não sendo denunciados, mostrando que o número de casos de violência contra a mulher no estado pode ser bem maior.