Cotidiano

Falsa notícia sobre concurso da PM é atribuída à Folha

A Folha de Boa Vista repudia esse tipo de montagem inferindo ao jornal boatos e informações de cunho inverídico

Como de costume, por ser o site de notícias mais acessado de Roraima, a FolhaWeb tem sofrido diversas tentativas de Fake News. Desta vez, está circulando por meio do aplicativo WhatsApp uma falsa notícia que teria sido publicada no website do Jornal Folha de Boa Vista nesta terça-feira, 24.

O texto traz a informação de que a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) teria divulgado o edital do concurso da Polícia Militar (PM), com previsão de 300 vagas para Capital e 200 vagas para o interior.

Além da notícia falsa, o texto possui erros de redação e está fora dos padrões do veículo. A Folha de Boa Vista repudia esse tipo de montagem inferindo ao jornal boatos e informações de cunho inverídico e informa que está tomando as devidas providências sobre o caso.

FACT-CHECKING – Ampliando suas iniciativas para esclarecer a população sobre os problemas decorrentes da propagação de notícias falsas na internet – as chamadas de “fake news” -, a Folha de Boa Vista aderiu à campanha referente aos princípios de um jornalismo de credibilidade.

Em um mundo hiperconectado, com disseminação em massa de boatos, é fundamental que possamos checar informações e responder ao leitor de forma rápida e precisa, o chamado fact-checking.

A Folha amplia os esforços de importantes veículos de imprensa do mundo todo que também vem desenvolvendo iniciativas relevantes no mesmo sentido, como os jornais O Globo e os norte-americanos “The New York Times” e “The Washington Post” e os franceses “Le Monde” e “L’Express”.

#Oqueosolhosnãoveemagenteinvestiga.