Cotidiano

Família de criança de 5 anos, que luta contra, o câncer pede ajuda financeira

A Associação Beneficente ao Portador de Câncer (ABPC) está realizando uma ação de solidariedade em prol de Kauê Souza, um menino de cinco anos que luta há mais de um ano contra o meduloblastoma, um câncer do cerebelo e de crescimento rápido. Ele faz tratamento no Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo. Mãe e filho precisam de ajuda financeira para manterem-se lá.

Kauê foi diagnosticado com câncer no dia 13 de maio do ano passado e seguiu para São Paulo com a sua mãe, Leidijane Souza, para começar o tratamento. Ele passou por uma cirurgia para a retirada do tumor, além de sessões de quimioterapias e radioterapias durante um ano.

As passagens foram custeadas pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD), recurso que garante o tratamento médico de pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem. Mãe e filho também receberam diárias no valor de R$ 24,75. No entanto, as despesas eram maiores e eles enfrentaram dificuldades para se manterem. A família teve que custear a pousada onde eles ficaram hospedados por um ano.

Os dois retornaram para Boa Vista no dia 14 de maio após o tratamento ser concluído, mas devem voltar a São Paulo de quatro em quatro meses para a manutenção, a fim de checar se está tudo bem. Desempregada e mãe de três filhos, Leidijane precisa de ajuda financeira para custear a viagem.

APOIO – A Associação Beneficente ao Portador de Câncer é um dos apoios da família, pois ajuda a divulgar a história de Kauê para que mais pessoas se sensibilizem e ajudem. “Eles fazem feijoadas e divulgam. O TFD paga diárias de R$ 24,75, mas ninguém consegue se manter com diárias nesse valor. Com ela, precisamos pagar a pousada e comer, o que é impossível. Por isso continuamos apelando para a solidariedade de todos que possam de alguma forma nos ajudar”, disse Leidijane.  

As pessoas que queiram ajudar Kauê podem entrar em contato com a ABPC 99131-8821, ou ir até a sede da associação, na Rua Francisco Inácio de Sousa, nº 1.687, bairro Tancredo Neves, próximo à Praça Mané Garrincha.