Cotidiano

Famílias reclamam novamente de atraso no repasse de benefício

População procurou as agências financeiras para fazer o saque do Crédito do Povo, porém, foram orientados a procurar a Setrabes

Beneficiários do Crédito do Povo, programa do Governo do Estado voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social e financeira, acionaram a Folha para informar sobre o atraso no repasse referente ao mês de outubro deste ano.

Conforme o relato da população, os beneficiários chegaram às agências do Banco do Brasil na manhã de ontem, 19, para fazer o saque do benefício e não conseguiram efetivar o saque. Em seguida, foram orientados por funcionários do banco para procurar a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Uma das favorecidas pelo programa é Ana Silva, moradora da comunidade indígena Lago Grande, na zona rural de Boa Vista. Ana saiu de casa pela manhã de ontem e chegou na Capital perto de meio dia, acompanhada dos três filhos, mas vai ter que voltar para casa sem o valor do benefício.

“Ainda não está na conta. Aparece uma mensagem que está inválido, mas explicaram que é por que ainda não está na conta. É para cair todo dia 14 e até agora nada. Já está atrasado”, afirmou a mãe de família. “Pediram que fosse na Setrabes. É difícil por que a gente vem até aqui para tentar sacar. A gente não mora aqui, mora no Lago Grande. Agora preciso retornar e voltar só amanhã”, esclareceu.

O Banco do Brasil informou que, apesar de aparecer uma mensagem de ‘inválido’ nos caixas eletrônicos, não se trata de mal funcionamento dos equipamentos ou falha técnica e representa a indisponibilidade do saque em razão da falta do repasse do beneficio pelo Governo do Estado. 

OUTRO LADO – Procurado pela Folha, o Governo do Estado informou, por meio da Setrabes, que o repasse do Crédito do Povo será efetuado nos próximos dias, porém, não estipulou uma data certa para o depósito.

A Folha também questionou o motivo do atraso, porém, o Governo não esclareceu o motivo da demora no pagamento, ressaltando apenas que o “Crédito do Povo é o maior programa de transferência condicionada de renda e injeta mensalmente, quase de R$ 4 milhões na economia de Roraima”. (P.C.)