Cultura

Festival de música estreia em Boa Vista em outubro

A estreia será no dia 14 de outubro em Boa Vista, com a Orquestra de Violões do Amazonas, além de outras atrações

O intercâmbio das artes e de pessoas na Amazônia permanece na versão 2016 do “Festival Música na Estrada”, mas com a ampliação do projeto para outras regiões do país. Além de seis cidades da Região Norte: Belém, Boa Vista, Macapá, Manaus, Porto Velho e Santarém, a novidade para este ano é que a Região Centro-oeste será contemplada, e Brasília estará no roteiro da 6ª. Edição do festival.

O projeto ocorrerá entre os meses de outubro a dezembro de 2016. Este ano a estreia será no dia 14 de outubro em Boa Vista, com a Orquestra de Violões do Amazonas, além de outras atrações, como a Focus Cia de Dança do Rio de Janeiro. Durante a temporada na capital roraimense, está prevista a exposição do artista plástico Jaider Esbell, índio Macuxi da Amazônia, vencedor do PIPA Online 2016, maior prêmio web de arte contemporânea.

A agência cultural Kommitment Produções Artísticas idealizou o “Música na Estrada”, lançando-o em 2011. Segundo o diretor de negócios e coordenador do projeto, Fernando Ramos, o festival cresce potencialmente a cada ano.

“Em 2015, foram 17 mil quilômetros percorridos em seis estados da Amazônia brasileira, com 24 apresentações, 300 pessoas entre artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços, 31 professores de música e de dança, 416 alunos e mais de 12 mil pessoas prestigiando as apresentações do festival”, contabiliza o diretor.

Durante o intercâmbio, artistas das capitais citadas se apresentarão em suas cidades e também nas outras, ao lado de convidados de outras regiões do país por meio da música, dança e artes plásticas. As cidades contempladas com o projeto recebem também, oficinas de música e outras artes.

O “Festival Música na Estrada” tem a realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da agência cultural Kommitment Produções Artísticas. O projeto conta com o patrocínio máster da Instituição de Ensino Superior Estácio.