Cotidiano

Fiscalização apreende mais de 600 de caixas de ovos

Carga irregular era oriunda de Rondônia e foi parada pela equipe da Aderr no posto de Jundiá

Durante uma fiscalização no posto de Jundiá, no Sul do Estado, ocorrida na quarta-feira, 12, a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr) apreendeu uma carga com 670 caixas de ovos.

Os produtos estavam armazenados em um caminhão vindo de Rondônia. Segundo a Aderr, o material foi apreendido porque a carga tinha apenas o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de Rondônia, o que autoriza a circulação do produto apenas dentro do estado de origem. Mesmo assim, a carga conseguiu passar pelo Amazonas.

“Para circular para outros estados era necessário possui a SIF [Serviço de Inspeção Federal]”, explica do diretor de diretor de Defesa Animal da Aderr, Vicente Barreto.

SIF

O SIF assegura a qualidade de produtos de origem animal comestível e não comestível destinados ao mercado interno e externo. Até receber o carimbo do SIF, o produto atravessa diversas etapas de fiscalização e inspeção. Para isso, os fiscais verificam se o produto atende aos requisitos mínimos de qualidade para consumo, conforme a legislação, evitando sérios prejuízos à saúde do consumidor.

Diante disso, o produto foi rechaçado, ou seja, encaminhado de volta ao Amazonas. “A ação da Aderr também protege nossos produtores locais, porque para sair do estado, nossos produtos precisam ter SIF, então não podemos permitir a entrada de produtos de outros estados sem a inspeção federal exigida. Estamos atuando intensamente para fiscalizar e evitar a entrada de cargas irregulares no estado”, garantiu o diretor.