Cotidiano

Governo anuncia concurso regionalizado para a PM com 400 vagas

O último processo seletivo para a Polícia Militar em Roraima ocorreu em 2012, quando 300 novos policiais tomaram posse

O comandante da Polícia Militar de Roraima (PMRR), coronel Edson Prola, anunciou durante a solenidade de aniversário de 42 anos da PM que haverá concurso público com 400 vagas para a corporação.  O edital deve ser lançado até o final deste mês, e o certame está previsto para ser realizado em janeiro do próximo ano

Conforme o comandante, o concurso será regionalizado, com vagas para a Capital e todos os municípios do interior. “Isso significa que será dividido por Capital e regiões do interior de forma que o candidato se inscreve para uma dessas regiões e, caso passe no concurso, vai cumprir e atuar como PM por um período mínimo de cinco anos na localidade”, explicou.

O último processo seletivo para a Polícia Militar em Roraima ocorreu em 2012, quando 300 novos policiais tomaram posse. Em 2014, outros 300 do mesmo concurso foram chamados e, em 2016, a governadora Suely Campos (PP) nomeou outros 76 agentes para o órgão.

O concurso terá cinco etapas: a primeira intelectual, com a prova objetiva. A segunda será o exame físico; a terceira exame médico;  a quarta o exame psicotécnico e a quinta é a investigação social feita pela Polícia. “Após isso saindo a lista final, esses novos policiais irão iniciar o curso na Academia de Polícia por um período mínimo de seis meses”, disse o comandante.

Ele destacou a necessidade da realização do concurso, tendo em vista o quadro atual de defasagem da corporação, que conta atualmente com apenas 1.926 policiais, entre homens e mulheres.  “A Polícia tem a necessidade tendo em vista que muitos policiais do ex-território estão indo para a reserva e vários PMS estão pedindo a aposentadoria mensalmente. Faz-se necessário até pelo aumento da criminalidade”, destacou.

Conforme Prola, a nomeação de novos policiais permitirá a criação de novos destacamentos da Polícia Militar no interior. “Temos um projeto para aumentar os destacamentos no interior em algumas vilas, como em Samauma, Tepequém, Vila do Equador e Jundiá. São demandas que queremos preencher com essas 400 vagas”, frisou. (L.G.C)