Cotidiano

Governo diz que prefeitura é ineficiente e anuncia combate a mosquito na capital

Roraima hoje figura como o segundo estado do Brasil com a maior epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, dengue, chicungunya e zika

Em coletiva a imprensa na manhã desta quinta-feira (13) o Governo de Roraima fez o lançamento do Gabinete Integrado de Gestão Emergencial e anunciou uma grande ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Boa Vista.
 
Roraima hoje figura como o segundo estado do Brasil com a maior epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, dengue, chicungunya e zika, perdendo apenas para o Ceará.

“Diante da ineficiência do Município de Boa Vista, o Governo de Roraima assumiu a responsabilidade de visitar os bairros mais críticos da capital para orientar e trabalhar ao lado da população contra a proliferação do mosquito e principalmente para preservar a saúde das pessoas” disse Suely Campos.

Segundo a governadora, a epidemia explodiu principalmente pela ineficiência do município de Boa Vista no combate ao mosquito. “Desde o ano passado, a prefeitura não vem atingindo a meta de visitação de domicílios para erradicar os focos de criação do mosquito e o resultado é o aumento dos casos das três doenças, que estão colapsando a rede estadual de saúde, inclusive com três casos de óbitos suspeitos para uma dessas três doenças em 2017.” Disse.

A determinação do Ministério da Saúde é que 100% dos imóveis recebam a visita dos agentes de endemias 7 vezes no ano. Mas Boa Vista não cumpre essa determinação, mesmo após o país ter decretado situação de emergência em saúde pública, devido ao alto índice de microcefalia. A capital tem 145 mil imóveis cadastrados e o percentual de visitação caiu pela metade.

No que se refere à dengue, em 2015 foram 697 casos; em 2016, 118 e em 2017 já são 982. Houve uma explosão de casos de chikungunya em Roraima este ano. Em 2015, foram 18 casos confirmados; em 2016, apenas 21 e este ano de 2017, já são 1306 casos confirmados da doença, com maior incidência em Boa Vista e Rorainópolis. Os casos de zika também aumentaram, sendo 25 em 2015; 169 em 2016 e 223 casos confirmados agora em 2017.

O OUTRO LADO 

Por meio de nota, Prefeitura de Boa Vista informou que tem intensificado diariamente as ações de combate ao Aedes aegypti, em todos os bairros da capital, e que o combate ao mosquito é um dever também dos cidadãos.

“O Ministério da Saúde preconiza a realização de no mínimo 04 dos 07 ciclos de eliminação de focos do Aedes aegypti e Boa Vista tem cumprido essa meta mínima de ciclos, além de reforçar o quadro de agentes de combate às endemias aumentando assim as visitas”, frisou. 

A nota destaca ainda que independente do número de agentes de endemias, o que se tem observado pelas autoridades do município é que os focos estão concentrados dentro das residências, sendo necessário para a  população a adoção de hábitos que contribuam para eliminação destes criadouros. 

“Segundo levantamento de dados laboratoriais há municípios de Roraima com confirmação laboratorial que varia de 50 a 100% dos casos notificados de Chikungunya, enquanto Boa Vista, segundo último dado, tem 41% de confirmação de casos. Sendo assim, Boa Vista não é o município com números mais preocupantes em relação ao resto do estado”, salientou. 

A Prefeitura complementa informando que tem se empenhado no combate ao mosquito. Além das visitas, os agentes cumprem um cronograma de palestras de educação e saúde nas escolas municipais, estaduais e nas unidades básicas de saúde, realizam ainda blitz educativas em pontos estratégicos dos bairros classificados com maior índice de infestação.

“Além das visitas diárias dos agentes e técnicos de endemias orientando e conscientizando a população, a Prefeitura está desenvolvendo juntamente com a Fiocruz-AM, o projeto de estações disseminadoras de larvicidas em 10 bairros da capital, cuja primeira avaliação mostrou uma diminuição de 40% da infestação por ovos do mosquito, chegando até 81% em determinado bairro”, concluiu.