Política

Governo veta parcialmente projeto que beneficia esporte universitário

O projeto de lei 022/17, de autoria dos deputados Jalser Renier (SD) e George Melo (PSDC), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Estado os Jogos Universitários, recebeu veto parcial do Governo do Estado, que negou a destinação de 5% dos recursos federais arrecadados pelo Estado para investimento no desporto pela Federação Roraimense de Esporte Universitário.

O projeto previa que a Federação tivesse acesso a um percentual do repasse de verbas federais provenientes da Lei Pelé, que já são destinadas ao desporto universitário e repassadas ao Executivo Estadual anualmente.

Na mensagem governamental que explica as razões do veto, o Governo justifica que o projeto estaria violando a competência formal orgânica sobre normas gerais e destinação de recursos federais.

Um dos autores do projeto, deputado George Melo, informou que vai agir para derrubar o veto nas próximas sessões. “Hoje o esporte universitário é responsável pelo desenvolvimento de alguns países. Outra coisa que precisa ser levada em consideração é o custo das viagens. Em outros estados, você pega ônibus interestadual [de um estado para outro], e até avião, por R$ 100,00 ou 200,00 dependendo do trecho. Para sair de Boa Vista, ou se deslocar mesmo na Amazônia, é no mínimo R$ 1.500, imagina para Brasília, Nordeste ou Sul, onde ocorrem os grandes eventos deste segmento”, ponderou.

Jalser Renier reafirmou que o projeto é a garantia de que os recursos cheguem até a Federação e, por consequência, sejam investidos em atletas locais. Ele também acredita na derrubada do veto. “Amparados por recursos específicos, os esportistas que representam Roraima em competições fora do Estado terão mais tranquilidade e tempo para se prepararem e focar nos resultados. A Federação poderá ainda se programar quanto à organização da compra de passagens aéreas com preços melhores e garantir maior número de atletas participantes nas competições”, reforçou.

DETALHES – Atualmente, segundo dados da Federação Roraimense de Esporte Universitário, existem mais de 650 atletas cadastrados e aproximadamente 182 participam anualmente das competições locais e nacionais.

Este ano, segundo Elaine Morellato, presidente da Federação, a etapa estadual dos Jogos Universitários deverá ocorrer entre 15 e 30 de julho e a fase nacional no período de 15 a 30 de outubro, em cidade ainda não definida.